O Centro Virtual de Memória da Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais (Cevex) é uma iniciativa da Pró-reitoria de Extensão da UFMG que busca reunir informações sobre a extensão produzida na Universidade Federal de Minas Gerais, articulando sua história e memória.  Busca enfatizar a pluralidade da extensão por meio da diversidade de áreas temáticas, atores envolvidos e impactos produzidos na sociedade e na universidade. A memória e história da extensão são tomadas como ferramentas centrais para fortalecer a dimensão pública e social da universidade que devem ser amplamente difundidas.

O Centro Virtual de Memória da Extensão (Cevex) foi lançado nesta sexta-feira, 1º de setembro, em solenidade realizada na Sala de Sessões do prédio da Reitoria da UFMG. A pró-reitora de Extensão, Benigna Maria de Oliveira, destacou que o Centro representa contribuição da área para as comemorações dos 90 anos da UFMG. A pró-reitora de Extensão, Benigna Maria de Oliveira, destacou que o Centro representa contribuição da área para as comemorações dos 90 anos da UFMG.

“Não imaginávamos que seria uma ocasião tão oportuna em razão do momento que vivemos de ameaça aos direitos, de tantos retrocessos. A extensão tem sofrido muito, e é fundamental resgatar sua memória, fortalecer seus valores de transformação, de contribuição para a emancipação das pessoas e de valorização da diversidade”, afirmou.

UFMG inaugura Centro Virtual de Memória da Extensão - Cevex

Conduzido pela pró-reitora adjunta de Extensão, Cláudia Mayorga, o trabalho que resultou na criação do Cevex consistiu em levantamento, organização e análise de documentos, registros, produtos e discursos, com foco na política institucional, programas e projetos, experiências e participação estudantil e comunitária. Ele foi executado por equipe multidisciplinar, formada por servidores técnico-administrativos e bolsistas de psicologia social, museologia e outros cursos, num trabalho intenso de pesquisa, documentação e entrevistas.

“A história da extensão na UFMG é uma história de democratização da universidade, de democratização dos saberes que são aqui produzidos e contribuem para a discussão dos problemas que marcam a sociedade brasileira em suas diversas áreas”, afirmou Cláudia Mayorga.

Confira o vídeo do lançamento do Centro Virtual de Memória da Extensão (Cevex) da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais. No evento foram homenageados pró-reitores de Extensão de gestões anteriores e representantes dos servidores, dos estudantes e dos movimentos sociais:

Fonte: Pró-Reitoria de Extensão - UFMG