01/12/2011

Estão abertas até 2 de dezembro as inscrições para o II Seminário Anual de Extensão da UFMG, que acontece no dia 6. Com o tema "Extensão universitária: avaliação e perspectivas", o evento pretende discutir os diversos aspectos da extensão com foco no planejamento e avaliação. As inscrições devem ser feitas pela internet no site www.ufmg.br/proex.

TESTE

O evento, que será aberto pela vice-reitora Rocksane de Carvalho Norton e pela pró-reitora de Extensão, Efigênia Ferreira e Ferreira, será realizado das 8 às 18h do dia 6 de dezembro, no auditório T001 da Faculdade de Engenharia, campus Pampulha.

Na mesa de abertura, a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Malvina Tuttman, debaterá o papel da avaliação na implementação de políticas de extensão universitária; e André Luiz Figueiredo Lázaro, professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, discutirá o planejamento na implementação de políticas institucionais.

Na parte da tarde, o pró-reitor de Planejamento, João Antônio de Paula, abordará o tema "Universidade, cultura e desenvolvimento"; a pró-reitora adjunta de Extensão, Maria das Dores Nogueira, vai falar sobre os indicadores de extensão para Inep e para Andifes. Já o debate sobre metodologia de avaliação de projetos de extensão será proposto pelo professor Ricardo Mendonça Fabrino, do Departamento de Ciência Política.

Voltado para estudantes, professores e profissionais da UFMG que atuam na gestão da política de extensão na Pró-reitoria de Extensão (Proex), nos centros de extensão (Cenex) e em outros espaços e equipamentos vinculados à Pró-reitoria, o seminário está aberto também à participação de pessoas de outras instituições. Será emitido certificado de participação.

Segundo a pró-reitora adjunta de Extensão, Maria das Dores Pimentel, o evento pretende valorizar a extensão como dimensão acadêmica com o mesmo peso que o ensino e a pesquisa. “No seminário do ano passado, discutimos a construção conceitual da extensão, institucionalização, avaliação e metodologia, entre outros temas. Agora, além de representar um desdobramento das reflexões, o evento encerra um ciclo de seminários e debates realizados pela Proex, que representa fórum permanente com o intuito de possibilitar à extensão o desenvolvimento de todas as suas potencialidades”, ressalta.
Outras informações: (31) 3409-6435