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RENEX

O teleatendimento e o teleacolhimento têm sido alguns dos serviços, disponibilizados pelas instituições integrantes da Regional Sul do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX), para combater a pandemia mundial do novo coronavírus. Além disso, as produções de álcool gel e de máscaras protetoras faciais, assim como a criação de iniciativas culturais, são atividades que as universidades e os institutos oferecem à comunidade para enfrentar a crise sanitária provocada pela Covid-19.

Ao menos 15 instituições da Regional Sul do FORPROEX, que integra universidades e instituições de ensino superior da região sul do Brasil, iniciaram a assistência remota por telefone ou internet: sete do Rio Grande do Sul (UFSM, IFFAR, FURG, UFPEL, IFSUL, UFRGS e UFCSPA), uma de Santa Catarina (UFFS) e sete do Paraná (UEPG, UEM, UEL, UNIOESTE, UNILA, UENP e UNICENTRO).

No Rio Grande do Sul, o IFFAR disponibiliza atendimento psicológico à distância para toda a comunidade acadêmica — a prioridade para o uso do serviço é dos estudantes da instituição. Também há a possibilidade de encaminhar uma pessoa para atendimento utilizando o e-mail ou o formulário. A iniciativa, que foi planejada pelo Comitê de Saúde Mental e Qualidade de Vida em tempos de COVID-19 do IFFar, tem o objetivo de seguir o atendimento psicológico realizado presencialmente e atender a possíveis implicações emocionais causadas não só pelo isolamento social, mas também pelas mudanças na rotina de estudantes, familiares e servidores. Os profissionais de saúde envolvidos no programa explicam que não serão realizados atendimentos de psicoterapia: será uma escuta qualificada, pontual, em busca de pensar, junto com o atendido, estratégias e alternativas de enfrentamento à causa do sofrimento.  As solicitações de atendimento devem ser feitas pelo e-mail atendimentopsi.covid19@iffarroupilha.edu.br ou por meio do preenchimento do formulário disponível no link https://forms.gle/VgNzGRJjLCGz9cjS9. As demandas enviadas serão recebidas por um psicólogo, que entrará em contato para agendar o atendimento. O horário de atendimento é das 8 às 20h.

A iniciativa TelessaúdeRS, da UFRGS, ativa desde 2007, atua, principalmente, pelo canal 0800 644 6543, respondendo dúvidas clínicas de médicos e enfermeiros da rede básica de saúde. Tendo em vista a pandemia do novo coronavírus, o serviço concentra seus esforços para orientar a comunidade sobre a Covid-19. Além dos profissionais que já atuavam no atendimento (médicos, enfermeiros e dentistas), integraram-se, à equipe, vários voluntários da área da saúde, muitos deles estudantes da UFRGS. O atendimento acontece das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira.

A IFSUL desenvolveu um programa de atendimento online voltado à saúde mental, que conta com a participação de cerca de 40 profissionais das áreas de psicologia, serviço social, pedagogia e enfermagem. O serviço é destinado a estudantes e servidores da instituição. A iniciativa, que foi idealizada pelo Departamento de Gestão da Assistência Estudantil da IFSUL, contou com a contribuição dos  profissionais da Reitoria e dos demais campi. De acordo com a equipe responsável, os profissionais do IFSul foram solidários e receptivos à proposta, se engajaram nesta construção coletiva. O atendimento online é feito a partir de horário agendado com o profissional desejado, via e-mail institucional disponibilizado no link http://www.ifsul.edu.br/images/documentos/saudemental.pdf. A partir desse agendamento, recomenda-se que o atendimento remoto seja realizado via link institucional utilizado nas reuniões de webconferência: https://conferenciaweb.rnp.br. O agendamento será feito por ordem de procura e em virtude do motivo da solicitação.

Na UFSM, o Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), em parceria com a empresa AVMB – soluções em TI, criou o “Disque Covid UFSM”, chat de atendimento virtual voltado a toda a comunidade. Qualquer pessoa que apresente sintomas ou tenha dúvidas sobre a Covid-19 pode utilizar o serviço. A partir das respostas selecionadas, o aplicativo fornece uma pontuação e enquadra o paciente em um quadro clínico, leve, moderado ou exacerbado. Através do diagnóstico, o usuário é informado dos procedimentos que deve adotar. O link para utilizar a ferramenta é https://teleguiado.net.br:4443/chat?id=38eacbf54628.

A elaboração da ferramenta contou com a contribuição de um grupo criado no HUSM, coordenado pelo Dr. Gustavo Dotto, com o auxílio do Dr. Victor Ieiri e da equipe técnica da AVMB. Além do “Disque Covid UFSM”, a Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida do Servidor (CQVS) e a Perícia Oficial em Saúde (PEOF), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) da UFSM, desenvolvem atividades específicas de auxílio aos servidores da instituição. De segunda à sexta-feira, nos horários das 9h às 11h30min e das 14h às 16h30min, os profissionais da da saúde realizam atendimento telefônico, separados pelas seguintes equipes:

– Equipe médica tira dúvidas a respeito de afastamentos e de enquadramento em grupos especiais de risco, pelos telefones (55) 3220.8134 e (55) 99165.8496.

– Equipe de assistentes sociais, psicólogos e médicos psiquiatras realizando ações de acolhimento, pelos telefones (55) 3220.8060 e (55) 99115.1216.

– Dúvidas acerca de assuntos administrativos de competência da CQVS podem ser obtidos por meio do e-mail cqvs@ufsm.br.

– Já as dúvidas relacionadas a atestados ou assuntos administrativos de competência da PEOF são atendidas por meio do e-mail periciaoficialemsaude@ufsm.br.

A Coordenação de Assuntos Estudantis (CAE) da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (Proext) da UFCSPA, colocou à disposição de seus alunos o acompanhamento online de suas assistentes sociais e de sua psicóloga. O objetivo é promover segurança, saúde e bem-estar dos estudantes, em busca de minimizar os impactos do distanciamento social na saúde mental. São realizados acompanhamentos tanto individuais quanto através de rodas de conversa, feitas por vídeo chamadas. Para participar, basta entrar em contato através do e-mail juntosassuntosestudantis@ufcspa.edu.br. O Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) da UFCSPA também disponibiliza o serviço online para o acolhimento dos alunos. Os acadêmicos que precisarem de suporte podem entrar em contato através do e-mail nap@ufcspa.edu.br, para solicitar um horário para agendamento.

As psicólogas do Núcleo Psicopedagógico de Apoio ao Discente (NUPADI) da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da UFPEL disponibilizam atendimento online a partir dessa semana. A proposta busca oferecer apoio emocional em situação de crise para os estudantes da instituição, em especial aos beneficiários do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), que cumprem o isolamento social durante a pandemia do novo coronavírus. Quem tiver a necessidade de conversar com uma psicóloga deve realizar inscrição através do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfHpRhF1e0zoG5PCwgty-6MkeHTg497GKHeaeCqFT4DvEJclQ/closedform. O formulário estará aberto novamente na próxima segunda-feira, dia 20 de abril, das 8h às 12h. O aluno inscrito recebe, por e-mail, as instruções de acesso à sala virtual, onde será atendido.

A FURG, por meio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) e do Centro Integral à Criança e ao Adolescente (Caic), elaborou o “Teleacolhimento Social”, atendimento destinado a usuários dos serviços de saúde e assistência social do Caic. O serviço foi criado para garantir, aos usuários em situação de vulnerabilidade social e de risco, atendimento por telefone ou WhatsApp no período de calamidade pública em que nos encontrarmos. A iniciativa segue os princípios fundamentais do Código de Ética Profissional do Assistente Social (Lei 12.317/10). O “Teleacolhimento Social” pode ser contatado pelo número: (53) 98407-8030, através de ligação ou WhatsApp. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min, de segunda-feira à sexta-feira.

No Paraná, todas as Instituições de Ensino Superior do Estado participantes do Edital da Fundação Araucária disponibilizam o serviço de teleacolhimento durante o período de combate à pandemia do novo coronavírus. A UNIOESTE, por exemplo, dispõe de atendimento gratuito a toda a comunidade, em três campi da instituição: Francisco Beltrão, Cascavel e Foz do Iguaçu.

Em Ponta Grossa, a Reitoria da UEPG criou o projeto de extensão “UEPG Abraça”, serviço que busca oferecer acolhimento e acompanhamento psicossocial, voltado para docentes, alunos e agentes universitários da instituição, seus familiares e públicos específicos, como, por exemplo, policiais rodoviários federais. O objetivo é atender os profissionais de saúde e demais trabalhadores que atuam na linha de frente no combate à Covid-19 na cidade, especificamente no Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, vinculado a UEPG (HU-UEPG), e no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa. O programa, que conta com a parceria da Coordenação de Saúde Mental da Fundação Municipal de Saúde de Ponta Grossa, é formado por psicólogos, enfermeiros, assistente social e psiquiatra, os quais realizam teleatendimento ambulatorial de apoio e enfrentamento dos transtornos mentais, uso e abuso de drogas e prevenção ao suicídio. O atendimento é gratuito e sigiloso, sendo necessário o agendamento presencial em uma das sedes do programa, localizadas nos campi Central e de Uvaranas. O “UEPG Abraça” ainda conta com plantão psicológico, um atendimento breve para orientações e esclarecimentos de dúvidas – para este serviço, não é necessário o agendamento.

A UNILA disponibiliza o serviço de Telemedicina para toda a população de Foz do Iguaçu, para pacientes em casos não emergenciais. O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu, em parceria com a Fundação Municipal de Saúde, Hospital Padre Germano Lauck e Secretaria de Tecnologia da Informação. A plataforma de atendimento remoto conta com a participação de docentes e estudantes do curso de Medicina da UNILA. Para o atendimento por meio da Telemedicina – cuja central está no Hospital Municipal Padre Germano Lauck –, os pacientes passam por duas triagens, através do Plantão Telefônico Coronavírus. Eles são avaliados por estudantes de Medicina, que realizam o cadastro do paciente, registram a história clínica e, então, fazem os encaminhamentos: para atendimento presencial nas unidades de saúde ou para a Telemedicina.Para ser atendido pelo plantão Coronavírus da UNILA, ligue ou mande uma mensagem para os números:

(45) 3521-1800

(45) 9 9992-0550

(45) 9 9997-5111

(45) 9 9975-5257

(45) 9 9997-5251

(45) 9 9997-5150

(45) 9 9997-5335

A UEM iniciou, na última semana, a atuação em uma rede de atendimento remoto para dúvidas sobre a Covid-19, numa ação extensionista com a participação de outras sete instituições de ensino superior do estado. O projeto visa à prevenção, ao cuidado e ao combate à doença causada pelo novo coronavírus. O grupo atua em rede com as demais universidades estaduais e a UFPR, sob duas coordenações: da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa). O grupo da UEM presta auxílio por meio de uma central de atendimento remoto, um callcenter virtual via plataforma do Google. A plataforma digital pela qual a equipe da instituição esclarece dúvidas foi desenvolvida por uma parceria entre Seti, Sesa, Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná) e Google.

A UEL tem desenvolvido duas ações de combate à Covid-19, que visam a atender toda a comunidade.  Ambas fazem parte do “Projeto UEL Pela Vida e Contra o Coronavírus”, que pretende levar informações e apoio à população, por meio de callcenter, junto às Regionais de Saúde e nas divisas do estado. A primeira delas é o teleatendimento, que reúne cerca de 20 bolsistas voluntários que atuam nas atividades, no Campus Universitário. O atendimento telefônico é feito pelo número 0800 400 1234. Os extensionistas trabalham em turnos, com suporte da equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Londrina. O Disque Corona funciona das 7h às 22h (de segunda a sexta-feira) e das 8h às 17h (nos finais de semana). As instalações da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (PROEX) da UEL foram transformadas em posto de atendimento.

O atendimento é feito com base no Manual de Perguntas e Respostas COVID-19, preparado especialmente para o callcenter. O manual, que tem 66 páginas, traz informações consistentes, como os sintomas da doença, os cuidados no domicílio, o uso de medicamentos e de antissépticos, assim como orientações para serviços funerários. O documento também orienta profissionais da saúde, trazendo detalhes sobre equipamentos de proteção, assistência a paciente, limpeza e desinfecção, entre outros.

A segunda frente do projeto consiste na atuação de profissionais da enfermagem (enfermeiros e técnicos) nas divisas e fronteiras do estado do Paraná. A terceira frente é composta por enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos, que atuarão no apoio às ações da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), nos próprios serviços de atendimento à população – ao todo, o projeto conta com 71 bolsistas. O investimento é feito por parte de uma iniciativa da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), com recursos da Fundação Araucária.

Na UNICENTRO, um grupo – formado por três professores e 12 estudantes do curso de Enfermagem – iniciou, também na última semana, o atendimento em um callcenter, que vai operar como um complemento à Central de Atendimento para pessoas com dúvidas ou sintomas do novo coronavírus, instalada pela Prefeitura de Guarapuava. O callcenter foi montado na unidade-escola de Enfermagem, no campus Cedeteg da UNICENTRO. Para isso, a direção de campus disponibilizou cinco ramais na unidade, para que se faça as ligações. O trabalho dos bolsistas é realizado diariamente, entre as 8h e20h. A Central de Atendimentos da Secretaria Municipal de Saúde funciona pelo número 0800 642 0019.

A UENP elaborou uma “Central de Informações” sobre a doença Covid-19, que procura  atender todo o Norte Pioneiro do estado do Paraná, pelo número 0800 645 1525. A ação, que tem o objetivo de orientar e esclarecer dúvidas da população sobre o novo coronavírus, possui uma equipe formada por 12 alunos do curso de Enfermagem, além de três professores orientadores. A Central presta atendimento sobre a prevenção, os cuidados e o combate à Covid-19. Os atendimentos são realizados das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Em Santa Catarina, a UFFS, em parceria com a Unochapecó e a Prefeitura de Chapecó, através da Secretaria de Saúde, lançou o Serviço de Triagem Médica, via atendimento telefônico. Quem está com sintomas do novo coronavírus pode receber atendimento através do telefone: 2049-6500.

A equipe que realiza o serviço é composta por médicos professores das duas instituições de ensino, médicos e estudantes de Medicina voluntários – totalizando cerca de 50 pessoas. A equipe de Tecnologia e Informação também contribuiu para a realização do serviço.

O atendimento funciona das 7h às 19h, todos os dias. O principal objetivo do atendimento remoto é evitar não só a sobrecarga das emergências em hospitais, mas também, é claro, a proliferação mais acelerada do vírus, com o deslocamento de possíveis doentes até os serviços de saúde.

O FORPROEX reúne, anualmente, pró-reitores, diretores e coordenadores de Extensão de todas as instituições de ensino superior do Brasil, em conferências e mesas de debate abertas ao público. O FORPROEX Sul congrega as instituições de ensino superior (federais, estaduais e municipais) dos três estados da Região Sul: Paraná, com sete instituições estaduais (UEL, UEM, UNESPAR, UEPG, UNICENTRO, UENP, UNIOESTE), três federais (UFPR, UTFPR e UNILA) e um IF (IFPR); Santa Catarina, com uma estadual (UDESC), dois IF (IFSC e IFC), uma municipal (FURB) e duas federais (UFSC e UFFS); e Rio Grande do Sul, com uma estadual (UERGS), três IFs (IFFar, IFSul, IFRs) e seis federais (UFSM, UFRGS, UFPEL, FURG, UFCSPA, UNIPAMPA).

A gestão 2019-2020 da Regional Sul do FORPROEX tem como coordenador Flavi Ferreira Lisbôa Filho, atual Pró-Reitor de Extensão da UFSM, e como vice coordenadora Simone Castanho, atual Pró-Reitora de Extensão e Cultura da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Texto: Rubens Guilherme Santos

Revisão Textual: Erica Medeiros