Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Interfaces – Revista de Extensão da UFMG é o periódico da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais (Proex/UFMG) dedicada aos estudos extensionistas desenvolvidos nos contextos nacional e internacional. Em formato bilíngue (português-espanhol), objetiva contribuir com análises e reflexões sobre os fundamentos, os conceitos, as experiências extensionistas e suas repercussões, buscando fortalecer o diálogo Universidade-Sociedade. Como desdobramentos da publicação, a UFMG espera contribuir com os processos de formação acadêmica e cidadã, com a democratização do conhecimento, com a ampliação dos direitos sociais assim como com o desenvolvimento de políticas públicas fundamentadas no diálogo com as questões sociais contemporâneas.

A publicação adota as diretrizes da extensão da UFMG:

• Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;
  • Interdisciplinaridade e interprofissionalidade;
  • Impacto na Formação do Estudante;
  • Impacto e transformação social;
  • Interação dialógica entre universidade e outros setores da sociedade.

Políticas de Seção

Editorial

É um espaço dedicado a textos opinativos, informativos e/ou analíticos relacionados a temas presentes na edição da revista ou que estejam em discussão na sociedade. Geralmente, sua autoria fica sob a responsabilidade da editora-chefe ou algum membro do Conselho Editorial da revista.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos (até 25 páginas)

Esta seção abriga textos inéditos que apresentem contribuição ao conhecimento e estejam relacionados a projetos e atividades desenvolvidos no âmbito da extensão universitária. Compreendem-se aqui: textos sobre metodologia na extensão; textos teóricos ou de revisão de um campo do saber; textos de atualização.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ensaios (até 15 páginas)

Texto de natureza crítica no qual se desenvolvam reflexões teóricas e metodológicas sobre temas pertencentes ao universo da extensão universitária.

Relatos de experiência (até 15 páginas)

Textos que descrevam, apresentem e discutam ações e projetos de extensão. Através de um relato baseado nas atividades desenvolvidas, a seção busca dar visibilidade às práticas de extensão, apontar caminhos e destacar os avanços ocorridos na área.

Entrevistas (até 20 páginas)

Entrevistas realizadas com atores reconhecidos no campo acadêmico, políticas públicas ou movimentos e organizações sociais que contribuam para o debate da extensão universitária.

Em debate

Um ou mais textos que abordem temática comum a partir de diferentes perspectivas do conhecimento, éticas e políticas relacionadas a questões das sociedades contemporâneas.

Resenhas (até 10 páginas)

Revisão crítica de livros, dissertações, teses, sites e produtos multimídia, publicados há até 3 anos, orientando o leitor quanto às suas características e contribuições potenciais para a extensão e sociedade. As resenhas de obras mais antigas poderão ser publicadas após avaliação de sua pertinência pelo Conselho Editorial da Revista.

Processo de Avaliação pelos Pares

Para cada submissão serão imediatamente designados 2 (dois) avaliadores, membros do Conselho Editorial ou avaliadores ad hoc, que são selecionados de acordo com a temática apresentada.  O avaliador geralmente tem 15 dias para emitir um parecer sobre um artigo.

As submissões serão avaliadas segundo os critérios discriminados abaixo, além de outros presentes no item "Diretrizes para avaliação".

● Estrutura formal do trabalho

1. Correção, clareza e coerência de linguagem;
  2. Observância às normas e padrões de formatação e normalização estabelecidos;
  3. Representatividade do título em relação ao conteúdo do artigo;
  4. Representatividade dos metadados (qualidade do resumo e palavras-chave);
  5. Adequação e qualidade das tabelas, gráficos e ilustrações (se incluídos no texto).

● Estrutura conceitual do trabalho

1. Contribuição para a temática extensionista;
  2. Relevância do problema, do objeto e dos objetivos;
  3. Coerência e profundidade da discussão;
  4. Pertinência e adequação das opções teóricas e metodológicas;
  5. Domínio da literatura pertinente;
  6. Clareza e objetividade da apresentação dos resultados.
  7. Adequação da linguagem.

Indicação da Seção adequada para o trabalho

1. Artigos
  2. Ensaios
  3. Relatos de Experiência