Ficha do Projeto

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Título
Subprojeto 1: AVALIAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DO PEDAGOGO EM EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
Tendo como intenção geral contribuir para a formação inicial e continuada de professores de Educação Infantil, o presente projeto norteia-se pelos seguintes objetivos específicos: avaliar as políticas públicas voltadas para formação inicial e continuada de professores de Educação Infantil, analisar as Diretrizes Curriculares Nacionais que buscam regulamentar a formação superior do pedagogo e professores para atuar na Educação Infantil, conhecer como a(s) política(s) de formação continuada de profissionais que atuam em instituições de educação infantil estão sendo formuladas e implementadas no município de Belo Horizonte.
Problematiza-se sobre a política de atendimento à Educação Infantil no âmbito municipal, fazendo uma interlocução entre legislação educacional, as políticas de formação inicial e continuada e as práticas institucionais realizadas na Unidade Municipal de Educação Infantil-UMEI. Na primeira fase do projeto, busca-se revelar os seguintes aspectos relacionados com o atendimento de 0 a 3 anos: as rotinas, os materiais, os tempos, os espaços; as crenças e valores dos profissionais sobre a formação, sobre seu trabalho e as crianças.
As ações do projeto foram iniciadas em abril de 2005, quando se buscou, de um lado, estruturar a equipe de trabalho e desenvolver o estudo de elementos conceituais básicos, e, de outro, iniciar a relação com a instituição de Educação Infantil, mais especificamente com UMEI recém implantada , que atende criança de 0 a 5 anos e 8 meses.
Na UMEI, a equipe está realizando : a observação da implementação das políticas públicas no atendimento da criança no berçário, entrevistas estruturadas e semi- estruturadas com as educadoras, pais e responsáveis pelas crianças, e também uma análise documental da UMEI. Ao finalizar esta etapa temos como objetivo a construção de um relatório onde serão apontados dados que retornarão à instituição.


Palavras-chave
Formação continuada, berçário, rede municipal
Departamento

DAE

Unidade

Faculdade de Educação

  Autores
Nome do 1o. autor:
LIVIA SILVA DAMASCENO - ALUNO
Nome do 2o. autor:
LIVIA MARIA FRAGA VIEIRA - PROFESSOR