|
Ficha do Projeto
|
|
| [ << voltar ] |
Título
|
Proposta de Integração dos Ciclos Básico, Pré-Profissionalizante e Profissionalizante do Curso de Terapia Ocupacional/UFMG |
Resumo
|
PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO DOS CICLOS BÁSICO, PRÉ-PROFISSIONALIZANTE E PROFISSIONALIZANTE DO CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Alves, Gisele Beatriz; Drummond, Adriana de França; Amaral, M.F; Vieira, C. H. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional - UFMG - BH/MG
INTRODUÇÃO
O Curso de graduação em Terapia Ocupacional/UFMG é composto pelos ciclos básico, pré-profissionalizante e profissionalizante. A ausência de diálogo entre as disciplinas que compõem esses ciclos tem deixado sérias lacunas na formação do terapeuta ocupacional, constituindo-se hoje um dos problemas centrais da formação.
OBJETIVOS
O objetivo maior deste projeto é contribuir para a articulação dos conteúdos ministrados nas disciplinas oferecidas pelo ciclo básico, pré-profissionalizante e profissionalizante, possibilitando aos alunos, desde o início do curso, visualizar a prática clínica do terapeuta ocupacional.
METODOLOGIA
Os três bolsistas integrantes do Projeto atuam em três frentes de trabalho:
a) Seminário semestral: os bolsistas demonstram a importância dos conteúdos ministrados nos três ciclos de formação para a atuação clínica. Aberto a todos os alunos do curso.
b) Grupos de discussão: os bolsistas demonstram, aos alunos dos períodos iniciais do curso, a aplicabilidade dos conteúdos do ciclo básico na prática clínica. b) Acompanhamento teórico-prático de disciplinas específicas: os bolsistas orientam os alunos nas atividades propostas em sala de aula e auxiliam na articulação do conteúdo com a clínica em Terapia Ocupacional.
RESULTADOS
Desde sua implantação, a avaliação desse programa pelos discentes e docentes participantes se concentram entre os percentuais bom e ótimo, revelando-nos um aproveitamento bastante satisfatório das atividades propostas.
CONCLUSÃO
Este projeto vem se estabelecendo como uma estratégia pedagógica importante para diminuir a cisão entre os ciclos do curso e a pouca integração teórico-prática existente no currículo atual. Além disso, esse programa tem formado bolsistas numa perspectiva interdisciplinar, essencial para uma futura prática docente.
|
Palavras-chave
|
graduação; terapia ocupacional.
|
Departamento |
Depto. de Terapia Ocupacional |
Unidade |
EDUCAÇÃO FÍSICA |
|
Autores |
Nome do 1o. autor:
|
GISELE BEATRIZ DE OLIVEIRA ALVES - PROFESSOR
|