Ficha do Projeto

Voltar  |  Imprimir              
 [ << voltar ]       
Título
Proposta de Integração dos Ciclos Básico, Pré-Profissionalizante e Profissionalizante do Curso de Terapia Ocupacional/UFMG
Resumo
PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO DOS CICLOS BÁSICO, PRÉ-PROFISSIONALIZANTE E PROFISSIONALIZANTE DO CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Alves, Gisele Beatriz; Drummond, Adriana de França; Amaral, M.F; Vieira, C. H.
Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional - UFMG - BH/MG

INTRODUÇÃO

O Curso de graduação em Terapia Ocupacional/UFMG é composto pelos ciclos básico, pré-profissionalizante e profissionalizante. A ausência de diálogo entre as disciplinas que compõem esses ciclos tem deixado sérias lacunas na formação do terapeuta ocupacional, constituindo-se hoje um dos problemas centrais da formação.


OBJETIVOS

O objetivo maior deste projeto é contribuir para a articulação dos conteúdos ministrados nas disciplinas oferecidas pelo ciclo básico, pré-profissionalizante e profissionalizante, possibilitando aos alunos, desde o início do curso, visualizar a prática clínica do terapeuta ocupacional.

METODOLOGIA

Os três bolsistas integrantes do Projeto atuam em três frentes de trabalho:

a) Seminário semestral: os bolsistas demonstram a importância dos conteúdos
ministrados nos três ciclos de formação para a atuação clínica. Aberto a todos os
alunos do curso.

b) Grupos de discussão: os bolsistas demonstram, aos alunos dos períodos iniciais do
curso, a aplicabilidade dos conteúdos do ciclo básico na prática clínica.

b) Acompanhamento teórico-prático de disciplinas específicas: os bolsistas orientam os
alunos nas atividades propostas em sala de aula e auxiliam na articulação do
conteúdo com a clínica em Terapia Ocupacional.


RESULTADOS

Desde sua implantação, a avaliação desse programa pelos discentes e docentes participantes se concentram entre os percentuais bom e ótimo, revelando-nos um aproveitamento bastante satisfatório das atividades propostas.

CONCLUSÃO

Este projeto vem se estabelecendo como uma estratégia pedagógica importante para diminuir a cisão entre os ciclos do curso e a pouca integração teórico-prática existente no currículo atual. Além disso, esse programa tem formado bolsistas numa perspectiva interdisciplinar, essencial para uma futura prática docente.

Palavras-chave
graduação; terapia ocupacional.

Departamento

Depto. de Terapia Ocupacional

Unidade

EDUCAÇÃO FÍSICA

  Autores
Nome do 1o. autor:
GISELE BEATRIZ DE OLIVEIRA ALVES - PROFESSOR