Autor
Tipo: Nome: Curso:
Professor ANA LYDIA BEZERRA SANTIAGO Faculdade de Educação
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
103004 SEM BOLSA (31)34095326
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
ANA LYDIA BEZERRA SANTIAGO Faculdade de Educação
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
103004 a.lydia@terra.com.br (31)99825603
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
LAIS BARBOSA PATROCINO CIENCIAS SOCIAIS Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
ARIADNE CRISTIANE FANTONI SILVA PEDAGOGIA/DIURNO Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
ISABELA CRISTINA PASSOS E POSSAS FILOSOFIA Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
JULIANA SOUZA MARTINS PEDAGOGIA/DIURNO Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
LUCAS BARBI COSTA E SANTOS CIENCIAS SOCIAIS Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
LUCIANA NOGUEIRA DOS SANTOS PEDAGOGIA/NOTURNO Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
LUDMILA BARBOSA TEIXEIRA PEDAGOGIA/DIURNO Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
VITOR CORREA ALEIXO CIENCIAS SOCIAIS Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
VIVIANE CRISTINA SANTOS MARCAL PEDAGOGIA/DIURNO Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
ADINEIA DE OLIVEIRA MADURO PEDAGOGIA/NOTURNO Aluno PMG
Dados do Trabalho
Título:
PMG-53 Monitoria do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação
Área:
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo:
O presente trabalho tem por objetivo verificar as representações sociais que os alunos da licenciatura da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) fazem dessa faculdade. O trabalho se insere no contexto da discussão do desprestígio da área da educação e da desvalorização da carreira profissional docente, como conseqüência de um processo histórico e social. Para tanto será utilizada a teoria da representação social, pela qual se entende o conjunto de significações dadas a determinadas instituições que são formadas e reproduzidas pelos agentes sociais. Também utilizaremos da discussão teórica sobre o valor simbólico do campo educacional. Para a configuração da pesquisa, faremos uso de um pequeno survey com alunos do curso da licenciatura da FaE, no qual abordaremos as impressões dos estudantes sobre as disciplinas e os professores do curso. Nossa hipótese repousa sobre a idéia de que os alunos da licenciatura desvalorizam a formação que recebem na FaE.
Palavras-Chave:
Representação Social, Faculdade de Educação, Licenciatura
Instituições:
PROGRAD/UFMG