 |
 |
 |
 |
 |
 |
Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
WALENIA MARILIA SILVA |
Escola de Música |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
129666 |
PRONOTURNO |
walenia@ufmg.br |
92272502 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
WALENIA MARILIA SILVA |
Escola de Música |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
129666 |
walenia@ufmg.br |
34094707 |
Co-Autores |
 |
Dados do Trabalho |
Título: |
PN 07 - Colegiado do Curso de Música |
Área: |
Lingüística, Letras e Artes |
Resumo: |
Música Brasileira e Pedagogia Kodály
A Pedagogia Kodály, mundialmente reconhecida na área de educação musical, confere ao aprendiz em música autonomia em seu processo de musicalização e alfabetização musical. Este trabalho tem como objetivo analisar os exercicios propostos por Kodály e combiná-los aspectos musicais brasileiros que possam ser integrados no processo de musicalização de adultos. A metodologia de pesquisa aborda três etapas: pesquisa bibliográfica, análise dos exercicios propostos por Kodály e criação de material pedagógico com estruturas musicais brasileiras. A literatura sobre Kodály e seus principios pedagógicos é extensa e pouco tem sido publicado em português. O material pedagógico publicado por Kodealy e seus colaboradores somam cerca de 40 livros em ordem progressiva de dificuldade. No entanto, este material foi elaborado a partir da cultura musical Húngara. Ofereço desde 2004 aulas de musicalização na Escola de Música da UFMG para adultos, onde verifiquei a aplicabilidade dos exercicios na aprendizagem musical efetiva dos alunos. Para que torne-se ainda mais eficaz é necesseario que sejam criados novos exercicios levando-se em consideração ritmos e estruturas melódicas brasileiras. Nesse sentido também é necessária a elaboracão de material a partir da Teoria Espiral de Keith Swanwick (1982, 1994). O trabalho teve inicio em Junho de 2010, com duração prevista de 15 meses. |
Palavras-Chave: |
Educação Musical; pedagogia Kodály; música brasileira; musicalização |
Instituições: |
UFMG/PROGRAD |
 |
|