Autor
Tipo: Nome: Curso:
Professor WALENIA MARILIA SILVA Escola de Música
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
129666 PRONOTURNO walenia@ufmg.br 92272502
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
WALENIA MARILIA SILVA Escola de Música
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
129666 walenia@ufmg.br 34094707
Co-Autores
Dados do Trabalho
Título:
PN 07 - Colegiado do Curso de Música
Área:
Lingüística, Letras e Artes
Resumo:
Música Brasileira e Pedagogia Kodály
A Pedagogia Kodály, mundialmente reconhecida na área de educação musical, confere ao aprendiz em música autonomia em seu processo de musicalização e alfabetização musical. Este trabalho tem como objetivo analisar os exercicios propostos por Kodály e combiná-los aspectos musicais brasileiros que possam ser integrados no processo de musicalização de adultos. A metodologia de pesquisa aborda três etapas: pesquisa bibliográfica, análise dos exercicios propostos por Kodály e criação de material pedagógico com estruturas musicais brasileiras. A literatura sobre Kodály e seus principios pedagógicos é extensa e pouco tem sido publicado em português. O material pedagógico publicado por Kodealy e seus colaboradores somam cerca de 40 livros em ordem progressiva de dificuldade. No entanto, este material foi elaborado a partir da cultura musical Húngara. Ofereço desde 2004 aulas de musicalização na Escola de Música da UFMG para adultos, onde verifiquei a aplicabilidade dos exercicios na aprendizagem musical efetiva dos alunos. Para que torne-se ainda mais eficaz é necesseario que sejam criados novos exercicios levando-se em consideração ritmos e estruturas melódicas brasileiras. Nesse sentido também é necessária a elaboracão de material a partir da Teoria Espiral de Keith Swanwick (1982, 1994). O trabalho teve inicio em Junho de 2010, com duração prevista de 15 meses.  
Palavras-Chave:
Educação Musical; pedagogia Kodály; música brasileira; musicalização
Instituições:
UFMG/PROGRAD