Autor
Tipo: Nome: Curso:
Professor JULIANA GURGEL GIANNETTI Faculdade de Medicina
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
165840 SEM BOLSA (31)34099773
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
JULIANA GURGEL GIANNETTI Faculdade de Medicina
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
159158 gurgelju@yahoo.com.br (31)34099773
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
ELEONORA DRUVE TAVARES FAGUNDES Faculdade de Medicina Professor SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
BRUNO DA SILVA GUIMARAES MEDICINA Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
EUDES ARISTEU JARDIM NETO MEDICINA Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
FERNANDA AREAS ALVES FERREIRA MEDICINA Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
FERNANDA RAMOS DE CARVALHO MEDICINA Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
FLAVIA CARVALHO BOTELHO MEDICINA Aluno SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
GISELLE MARIA DE RODRIGUES PEREIRA MEDICINA Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
HELLEN DE ANDRADE BIANCHI MEDICINA Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
IGOR OLIVEIRA VIANA MEDICINA Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
ISABEL CRISTINA DE OLIVEIRA PINTO MEDICINA Aluno SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
JAMILY BATISTA PRATES MEDICINA Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
LARISSA MATOS MATTIOLI MEDICINA Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
LEANDRO LIMA BERNARDES MEDICINA Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
LUCAS IGLESIAS BRANDAO MEDICINA Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
LUIZ PAULO ARREGUY NOGUEIRA MEDICINA Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
MARCILEA SILVA SANTOS MEDICINA Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
MARCIO HENRIQUE LIMA RESENDE MEDICINA Aluno SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
MOACIR RODRIGUES DE LIMA JUNIOR MEDICINA Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
NATALIA DE PAULA LOPES E SILVA MEDICINA Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
PALOMA MACIEL ARAUJO MEDICINA Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
POLYANA APARECIDA DINIZ MEDICINA Aluno SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
PRISCILA OSSANA SILVA MEDICINA Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
RAFAEL MOURAO GOUVEA MEDICINA Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
RENATA MARGARIDA PEDROSA MEDICINA Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
SAULO PORTUGAL FREIRE BARBOSA MEDICINA Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
RAFAELA ERVILHA LINHARES MEDICINA Aluno PMG
Dados do Trabalho
Título:
PMG-77 Monitoria do Departamento de Pediatria
Área:
Ciências da Saúde
Resumo:
A Percepção das mães/responsáveis sobre o atendimento dos estudantes de Medicina do 6° período às crianças e adolescentes no Hospital das Clínicas (UFMG)

Objetivo: avaliar a percepção das mães/responsáveis pelos pacientes pediátricos atendidos no Ambulatório de Pediatria e na Enfermaria Pediátrica do HC da UFMG quanto ao atendimento feito por acadêmicos em formação sob a tutela de um professor. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal, realizado a partir da aplicação de um questionário com 26 perguntas fechadas e 3 abertas ao responsável pelas crianças atendidas pelos alunos do 6º período do curso de medicina, após consentimento esclarecido. Resultados: Até o momento, foram aplicados 18 questionários na enfermaria pediátrica. 55,6% das crianças são do gênero feminino e 44,4% do gênero masculino, com média de idade de 5,3 anos e com um período médio de internação de 23 dias, o que contribuiu para que fossem examinadas inúmeras vezes pelos estudantes. 70% dos responsáveis eram as mães dos pacientes, com grau de escolaridade predominante de ensino médio. Quanto ao número de alunos presentes no momento do exame, 40% dos responsáveis o consideram excessivo; 45%, adequado; 15% não responderam. 95% acham boa/excelente a relação dos alunos com os pacientes e 100% com os próprios acompanhantes. Quanto ao exame, 85% avaliaram como bom/excelente, 5% sentiram-se inseguros por não saberem o que estava realmente acontecendo com o paciente. 60% dos disseram que não se sentiram incomodados com o exame, e 100% indicariam o serviço do HC para conhecidos. 95% dos acreditam que, ao permitirem que os pacientes sejam examinados pelos alunos, estão contribuindo para o aprendizado e formação de novos médicos. Conclusão: A população pesquisada demonstra entender o fato de vários alunos precisarem examinar os pacientes é parte integrante da formação do profissional médico. Apesar disso, relataram que seria mais adequado se um grupo menor de alunos abordasse os pacientes de cada v
Palavras-Chave:
Educação médica, relação médico-paciente
Instituições:
PROGRAD/UFMG