 |
 |
 |
 |
 |
 |
 |
 |
Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
JULIANA GURGEL GIANNETTI |
Faculdade de Medicina |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
165840 |
SEM BOLSA |
 |
(31)34099773 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
JULIANA GURGEL GIANNETTI |
Faculdade de Medicina |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
159158 |
gurgelju@yahoo.com.br |
(31)34099773 |
 |
Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ELEONORA DRUVE TAVARES FAGUNDES |
Faculdade de Medicina |
Professor |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
BRUNO DA SILVA GUIMARAES |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
EUDES ARISTEU JARDIM NETO |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
FERNANDA AREAS ALVES FERREIRA |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
FERNANDA RAMOS DE CARVALHO |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
FLAVIA CARVALHO BOTELHO |
MEDICINA |
Aluno |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
GISELLE MARIA DE RODRIGUES PEREIRA |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
HELLEN DE ANDRADE BIANCHI |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
IGOR OLIVEIRA VIANA |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ISABEL CRISTINA DE OLIVEIRA PINTO |
MEDICINA |
Aluno |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
JAMILY BATISTA PRATES |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
LARISSA MATOS MATTIOLI |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
LEANDRO LIMA BERNARDES |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
LUCAS IGLESIAS BRANDAO |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
LUIZ PAULO ARREGUY NOGUEIRA |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
MARCILEA SILVA SANTOS |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
MARCIO HENRIQUE LIMA RESENDE |
MEDICINA |
Aluno |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
MOACIR RODRIGUES DE LIMA JUNIOR |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
NATALIA DE PAULA LOPES E SILVA |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
PALOMA MACIEL ARAUJO |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
POLYANA APARECIDA DINIZ |
MEDICINA |
Aluno |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
PRISCILA OSSANA SILVA |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
RAFAEL MOURAO GOUVEA |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
RENATA MARGARIDA PEDROSA |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
SAULO PORTUGAL FREIRE BARBOSA |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
RAFAELA ERVILHA LINHARES |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Dados do Trabalho |
Título: |
PMG-77 Monitoria do Departamento de Pediatria |
Área: |
Ciências da Saúde |
Resumo: |
A Percepção das mães/responsáveis sobre o atendimento dos estudantes de Medicina do 6° período às crianças e adolescentes no Hospital das Clínicas (UFMG)
Objetivo: avaliar a percepção das mães/responsáveis pelos pacientes pediátricos atendidos no Ambulatório de Pediatria e na Enfermaria Pediátrica do HC da UFMG quanto ao atendimento feito por acadêmicos em formação sob a tutela de um professor. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal, realizado a partir da aplicação de um questionário com 26 perguntas fechadas e 3 abertas ao responsável pelas crianças atendidas pelos alunos do 6º período do curso de medicina, após consentimento esclarecido. Resultados: Até o momento, foram aplicados 18 questionários na enfermaria pediátrica. 55,6% das crianças são do gênero feminino e 44,4% do gênero masculino, com média de idade de 5,3 anos e com um período médio de internação de 23 dias, o que contribuiu para que fossem examinadas inúmeras vezes pelos estudantes. 70% dos responsáveis eram as mães dos pacientes, com grau de escolaridade predominante de ensino médio. Quanto ao número de alunos presentes no momento do exame, 40% dos responsáveis o consideram excessivo; 45%, adequado; 15% não responderam. 95% acham boa/excelente a relação dos alunos com os pacientes e 100% com os próprios acompanhantes. Quanto ao exame, 85% avaliaram como bom/excelente, 5% sentiram-se inseguros por não saberem o que estava realmente acontecendo com o paciente. 60% dos disseram que não se sentiram incomodados com o exame, e 100% indicariam o serviço do HC para conhecidos. 95% dos acreditam que, ao permitirem que os pacientes sejam examinados pelos alunos, estão contribuindo para o aprendizado e formação de novos médicos. Conclusão: A população pesquisada demonstra entender o fato de vários alunos precisarem examinar os pacientes é parte integrante da formação do profissional médico. Apesar disso, relataram que seria mais adequado se um grupo menor de alunos abordasse os pacientes de cada v |
Palavras-Chave: |
Educação médica, relação médico-paciente |
Instituições: |
PROGRAD/UFMG |
 |