|
|
|
|
|
|
|
|
Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
LUANA CAROLINE DOS SANTOS |
Escola de Enfermagem |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
205672 |
PET |
|
34099179 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
LUANA CAROLINE DOS SANTOS |
Escola de Enfermagem |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
205672 |
luanacs@ig.com.br |
34099179 |
|
Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
LICIA TORRES |
CIENCIA DA NUTRICAO |
Aluno |
PEG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
Regiane Penaforte Santos |
Escola de Enfermagem |
Externo |
SEM BOLSA |
Dados do Trabalho |
Título: |
PETSAÚDE-13 GRUPO MULTIPROFISSIONAL: PERCEPÇÃO SOBRE A HUMANIZAÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. |
Área: |
Ciências da Saúde |
Resumo: |
Introdução: A humanização fundamenta-se na construção de saberes baseado na ciência e relações dos diferentes atores do campo da saúde. Objetivo: Caracterizar a percepção de um grupo tutorial multiprofissional sobre a humanização na atenção primária a saúde (APS). Métodos: Estudo descritivo realizado em Abril de 2011 no momento da implantação de um grupo tutorial multiprofissional integrante do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde). A percepção de cada integrante (n=18) sobre a humanização foi avaliada por meio de uma oficina com duração de 2 horas, sendo inicialmente solicitado a cada um que descrevesse em uma palavra o que é a humanização. Após as apresentações e reflexões, o grupo foi dividido em três subgrupos para a construção de uma frase a partir das palavras ?humanizar?, ?trabalhar? e ?aprender?. As frases foram apresentadas e discutidas para oportunizar discussão final sobre o tema. Resultados: A palavra cuidado foi a mais frequentemente referida (17,7%) para definir a humanização, seguida de compartilhar (11,7%), compreensão (11,7%), e escuta (11,7%). Outras definições citadas incluiram bem-estar, conviver, diálogo, diferença, respeito e transformação. Tal diversidade demonstra interpretações peculiares atribuídas ao conhecimento prévio e vivência de cada integrante e, revelam consciência da importância das relações interpessoais. As frases construídas foram ?Humanizar é aprender a ser co-responsável por todo aquele que cuidamos e convivemos e trabalhar para que haja comunhão e dignidade? e ?Trabalhar é um processo de humanização no qual nos transformamos e somos transformados em um contínuo aprendizado? e ?As condições de trabalho mais humanizadas favorecem o aprendizado?. Conclusão: A percepção sobre humanização foi diversa, denotando diferentes níveis de experiência, bem como amplo espectro da Humanização tanto para as atividades que serão desenvolvidas, quanto para fins pedagógicos de crescimento intragrupo.
|
Palavras-Chave: |
Humanização da assistência, Atenção Primária à Saúde, Sistema Único de Saúde |
Instituições: |
Ministério da Saúde; Prefeitura de Belo Horizonte. |
|
|