Tipo: Nome: Curso:
Professor LUANA CAROLINE DOS SANTOS Escola de Enfermagem
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
205672 PET 34099179
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
LUANA CAROLINE DOS SANTOS Escola de Enfermagem
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
205672 luanacs@ig.com.br 34099179
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
LICIA TORRES CIENCIA DA NUTRICAO Aluno PEG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
Regiane Penaforte Santos Escola de Enfermagem Externo SEM BOLSA
Dados do Trabalho
Título:
PETSAÚDE-13 GRUPO MULTIPROFISSIONAL: PERCEPÇÃO SOBRE A HUMANIZAÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE.
Área:
Ciências da Saúde
Resumo:
Introdução: A humanização fundamenta-se na construção de saberes baseado na ciência e relações dos diferentes atores do campo da saúde.
Objetivo: Caracterizar a percepção de um grupo tutorial multiprofissional sobre a humanização na atenção primária a saúde (APS).
Métodos: Estudo descritivo realizado em Abril de 2011 no momento da implantação de um grupo tutorial multiprofissional integrante do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde). A percepção de cada integrante (n=18) sobre a humanização foi avaliada por meio de uma oficina com duração de 2 horas, sendo inicialmente solicitado a cada um que descrevesse em uma palavra o que é a humanização. Após as apresentações e reflexões, o grupo foi dividido em três subgrupos para a construção de uma frase a partir das palavras ?humanizar?, ?trabalhar? e ?aprender?. As frases foram apresentadas e discutidas para oportunizar discussão final sobre o tema.
Resultados: A palavra cuidado foi a mais frequentemente referida (17,7%) para definir a humanização, seguida de compartilhar (11,7%), compreensão (11,7%), e escuta  (11,7%). Outras definições citadas incluiram bem-estar, conviver, diálogo, diferença, respeito e transformação. Tal diversidade demonstra interpretações peculiares atribuídas ao conhecimento prévio e vivência de cada integrante e, revelam consciência da importância das relações interpessoais. As frases construídas foram ?Humanizar é aprender a ser co-responsável por todo aquele que cuidamos e convivemos e trabalhar para que haja comunhão e dignidade? e ?Trabalhar é um processo de humanização no qual nos transformamos e somos transformados em um contínuo aprendizado? e ?As condições de trabalho mais humanizadas favorecem o aprendizado?.
Conclusão: A percepção sobre humanização foi diversa, denotando diferentes níveis de experiência, bem como amplo espectro da Humanização tanto para as atividades que serão desenvolvidas, quanto para fins pedagógicos de crescimento intragrupo.
Palavras-Chave:
Humanização da assistência, Atenção Primária à Saúde, Sistema Único de Saúde
Instituições:
Ministério da Saúde; Prefeitura de Belo Horizonte.