|
|
|
|
|
|
|
|
Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
MILENE ALVARENGA RACHID |
Instituto Ciências Biológicas |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
217107 |
PMG |
|
34092888 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
MILENE ALVARENGA RACHID |
Instituto Ciências Biológicas |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
217107 |
milenerachid@gmail.com |
34092897 |
|
Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
JUNIA DUELI BORONI |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
CAMILA CAMPOS SALES |
FARMACIA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
LEANDRO RICARDO DE AQUINO SANTOS |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
PERICLES ULISSES SAMIR FRAGA |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
VINICIUS COELHO MACHADO SILVA |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
WILLIAM SILVA DE PAULA |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ERIKA DE FREITAS PEIXOTO |
MEDICINA |
Aluno |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ANILTON CESAR VASCONCELOS |
Instituto Ciências Biológicas |
Professor |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
CAROLINA CAVALIERI GOMES |
Instituto Ciências Biológicas |
Professor |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
GEOVANNI DANTAS CASSALI |
Instituto Ciências Biológicas |
Professor |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
MONICA ALVES NEVES DINIZ FERREIRA |
Instituto Ciências Biológicas |
Professor |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
LUCIANA MORO |
Instituto Ciências Biológicas |
Professor |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ROSA MARIA ESTEVES ARANTES |
Instituto Ciências Biológicas |
Professor |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
MARCELO VIDIGAL CALIARI |
Instituto Ciências Biológicas |
Professor |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
RAMAO TAVARES NETO |
Instituto Ciências Biológicas |
Professor |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
VANIA DA FONSECA AMARAL |
Instituto Ciências Biológicas |
Professor |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
TATIANE ALVES DA PAIXAO |
Instituto Ciências Biológicas |
Professor |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
WAGNER LUIZ TAFURI |
Instituto Ciências Biológicas |
Professor |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
Helen Lima Del Puerto |
Prof. Substituto/Instituto de Ciências Biológicas |
Externo |
SEM BOLSA |
Dados do Trabalho |
Título: |
PMG-094 Monitoria do Depto. de Patologia Geral |
Área: |
Ciências Biológicas |
Resumo: |
Patologia conduz os alunos ao estudo das causas das doenças, os mecanismos que as produzem, as sedes em que ocorrem e as alterações morfológicas e funcionais que apresentam. Desta forma, esta ciência leva a compreensão de outros aspectos relevantes tais como alterações clínicas, diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças. As disciplinas de Patologia Geral e de Patologia Especial do Departamento de Patologia Geral são ministradas para diversos cursos: Ciências Biológicas, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia, Radiologia e Terapia Ocupacional. Estas disciplinas são divididas em aulas teóricas e práticas. Os alunos estudam os aspectos comuns às diferentes doenças, aprendendo a reconhecer lesões macroscópicas e microscópicas que conduzem ao diagnóstico das alterações assim como a compreensão dos seus mecanismos etiopatogênicos. O professor e os monitores auxiliam neste treinamento. Atualmente o Programa de Monitoria em Patologia tem seis monitores bolsistas e um voluntário. Durante as aulas práticas os monitores, consolidam o aprendizado em Patologia e são estimulados a criar diferentes raciocínios clínicos em torno da patologia estudada. Além disso, os monitores têm a oportunidade de entrar em contato com alunos de diversos cursos de graduação, conferindo interdisciplinaridade ao Programa. Eles participam da organização do Museu de Patologia e selecionam peças que serão utilizadas durante as aulas práticas. A utilização do Museu pelos monitores possibilita o estudo do nosso acervo de peças e de lâminas histopatológicas. Outra atividade desenvolvida pelos monitores é o atendimento aos alunos em horários de estudo extraclasse. As atividades desenvolvidas pelos monitores levam ao desenvolvimento de habilidades didático-pedagógicas, contribuindo para uma iniciação à docência. |
Palavras-Chave: |
patologia geral, monitoria, Iniciação à Docência |
Instituições: |
|
|