Tipo: Nome: Curso:
Professor LUIZ HENRIQUE DE SOUZA Instituto de Ciências Agrárias
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
215821 PEG 3821017705
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
LUIZ HENRIQUE DE SOUZA Instituto de Ciências Agrárias
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
215821 lhesouza@yahoo.com.br 3821017705
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
CRISTINA RODRIGUES NASCIMENTO Instituto de Ciências Agrárias Professor SEM BOLSA
FERNANDO COLEN Instituto de Ciências Agrárias Professor SEM BOLSA
FLAVIO GONCALVES OLIVEIRA Instituto de Ciências Agrárias Professor SEM BOLSA
FLAVIO PIMENTA DE FIGUEIREDO Instituto de Ciências Agrárias Professor SEM BOLSA
IRENE MENEGALI Instituto de Ciências Agrárias Professor SEM BOLSA
LENIO MARQUES DE MIRANDA Instituto de Ciências Agrárias Professor SEM BOLSA
MATEUS JUNIOR DA SILVA PINTO ENG.AGRICOLA E AMBIENTAL Aluno PEG
MATEUS DE OLIVEIRA PROFESSOR ZOOTECNIA Aluno PEG
Dados do Trabalho
Título:
PEG2010-43 Produção de material didático relacionado às disciplinas de Desenho Mecânico e Máquinas e Mecanização Agrícola que atenderão aos cursos de Ciências Agrárias do ICA-UFMG
Área:
Ciências Agrárias
Resumo:
Este trabalho, renovado para mais um ano, está em seu segundo ano de produção e confecção e objetiva a criação de dois materiais didáticos a serem utilizados nas disciplinas de Desenho Mecânico e Máquinas e Mecanização Agrícola. Os mesmos se encontram em fase final de produção envolvendo a revisão, leitura e confecção do material definitivo. Dois alunos bolsistas foram utilizados para confecção destes e Professores Co-Orientadores estão auxiliando na leitura e interpretação do assunto presente no material. Na elaboração e escrita do conteúdo de Desenho Mecânico foram realizadas pesquisas bibliográficas e projetados desenhos mecânicos nos programas ?CAD? gratuitos, utilizados para ilustrar os diversos exemplos presentes na apostila. Peças mecânicas foram utilizadas para confecção dos referidos desenhos. No trabalho de ?Máquinas e Mecanização Agrícola?, os alunos envolvidos no projeto, bem como o coordenador do mesmo realizaram visitas a propriedades rurais, empresas e lojas de máquinas agrícolas para produção de fotografias das mais atuais máquinas e implementos com o objetivo de exemplificar as partes constituintes de cada equipamento e mostrar as principais regulagens destes em campo. O material apresenta em detalhe a maioria das principais operações agrícolas mecanizadas efetuadas deste o plantio até a última etapa da produção envolvendo a regulagem, calibração e dimensionamento dos diversos equipamentos. Cada capítulo foi escrito com os seus diversos itens baseados nas aulas ministradas pelo professor coordenador.
Palavras-Chave:
Desenho Mecânico, Máquinas e Mecanização Agrícola, Material didático