Tipo: Nome: Curso:
Professor CARMEM LUCIA EITERER Faculdade de Educação
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
164208 PIBID eiterer@oi.com.br 3134096194
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
CARMEM LUCIA EITERER Faculdade de Educação
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
164208 eiterer@oi.com.br 3134096194
Co-Autores
FRANCIANE FLORENTINO SILVA REIS PEDAGOGIA/DIURNO Aluno SEM BOLSA
TATIANA NEVES DA SILVA PEDAGOGIA/DIURNO Aluno SEM BOLSA
LEANDRO ESTEVAO MOREIRA SANTOS PEDAGOGIA/DIURNO Aluno SEM BOLSA
SARAH LUIZA DOS SANTOS PEDAGOGIA/DIURNO Aluno SEM BOLSA
Danusa Campos Carvalhais Reis PBH Externo SEM BOLSA
Edsheyla Santos FaE-UFMG Externo SEM BOLSA
Dados do Trabalho
Título:
PIBID - 04 Pedagogia (EJA)
Área:
Ciências Humanas
Resumo:
Esse projeto pretende desenvolver ações para a formação em serviço de professores com a  supervisao direta de um profissional em sala de aula, a fim de atender as especificidades e necessidades educacionais do educando da Educação de Jovens e Adultos na primeira etapa do ensino fundamental.  A equipe é composta por 05 graduandos em Pedagogia, um supervisora (professora da rede municipal de BH e um coordenadora (professora da UFMG) Ou seja, para auxiliá-lo na construção e consolidação de habilidades de leitura e escrita, fomentando a sua inserção nestas práticas. Entendemos que enfrentar a questão do analfabetismo ainda presente no Brasil é uma das tarefas desse educador. Mas, mais que isso, os índices de analfabetismo funcional, segundo dados de pesquisa do INAF (IBOPE) dão conta de que 60% da população brasileira sabe ler e escrever, mas não é capaz de usar plenamente essas competências para desenvolver tarefas simples, como interpretar o gráfico de consumo da sua conta de luz, por exemplo. Em uma sociedade urbana e grafocêntrica, como a que nos caracteriza, o trabalho, a saúde, o lazer e exercício da cidadania são permeados por práticas de letramento. Nosso objetivo principal deve ser, portanto, atuar como mediadores no acesso a estas práticas sociais típicas da cultura escrita.  A própria escola se organiza eminentemente em torno de práticas letradas, lançando mão para isso de modos de discurso e gêneros de textos tipicamente escolares, portanto, o sucesso na escola depende do desenvolvimento de níveis de competências de letramento.
Palavras-Chave:
Formaçao de professores, EJA, letramento