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Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
CARMEM LUCIA EITERER |
Faculdade de Educação |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
164208 |
PIBID |
eiterer@oi.com.br |
3134096194 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
CARMEM LUCIA EITERER |
Faculdade de Educação |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
164208 |
eiterer@oi.com.br |
3134096194 |
Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
FRANCIANE FLORENTINO SILVA REIS |
PEDAGOGIA/DIURNO |
Aluno |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
TATIANA NEVES DA SILVA |
PEDAGOGIA/DIURNO |
Aluno |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
LEANDRO ESTEVAO MOREIRA SANTOS |
PEDAGOGIA/DIURNO |
Aluno |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
SARAH LUIZA DOS SANTOS |
PEDAGOGIA/DIURNO |
Aluno |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
Danusa Campos Carvalhais Reis |
PBH |
Externo |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
Edsheyla Santos |
FaE-UFMG |
Externo |
SEM BOLSA |
Dados do Trabalho |
Título: |
PIBID - 04 Pedagogia (EJA) |
Área: |
Ciências Humanas |
Resumo: |
Esse projeto pretende desenvolver ações para a formação em serviço de professores com a supervisao direta de um profissional em sala de aula, a fim de atender as especificidades e necessidades educacionais do educando da Educação de Jovens e Adultos na primeira etapa do ensino fundamental. A equipe é composta por 05 graduandos em Pedagogia, um supervisora (professora da rede municipal de BH e um coordenadora (professora da UFMG) Ou seja, para auxiliá-lo na construção e consolidação de habilidades de leitura e escrita, fomentando a sua inserção nestas práticas. Entendemos que enfrentar a questão do analfabetismo ainda presente no Brasil é uma das tarefas desse educador. Mas, mais que isso, os índices de analfabetismo funcional, segundo dados de pesquisa do INAF (IBOPE) dão conta de que 60% da população brasileira sabe ler e escrever, mas não é capaz de usar plenamente essas competências para desenvolver tarefas simples, como interpretar o gráfico de consumo da sua conta de luz, por exemplo. Em uma sociedade urbana e grafocêntrica, como a que nos caracteriza, o trabalho, a saúde, o lazer e exercício da cidadania são permeados por práticas de letramento. Nosso objetivo principal deve ser, portanto, atuar como mediadores no acesso a estas práticas sociais típicas da cultura escrita. A própria escola se organiza eminentemente em torno de práticas letradas, lançando mão para isso de modos de discurso e gêneros de textos tipicamente escolares, portanto, o sucesso na escola depende do desenvolvimento de níveis de competências de letramento. |
Palavras-Chave: |
Formaçao de professores, EJA, letramento |
Instituições: |
MEC / CAPES / FNDE |
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