Tipo: Nome: Curso:
Professor ALEXANDRE BORGES MIRANDA Faculdade de Educação
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
194425 PMG 34095369
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
ALEXANDRE BORGES MIRANDA Faculdade de Educação
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
194425 alexandremiranda@ufmg.br 34095369
Co-Autores
ADEMILSON DE SOUSA SOARES Faculdade de Educação Professor SEM BOLSA
ADRIANA MARIA CANCELLA DUARTE Faculdade de Educação Professor SEM BOLSA
DAISY MOREIRA CUNHA Faculdade de Educação Professor SEM BOLSA
LIVIA MARIA FRAGA VIEIRA Faculdade de Educação Professor SEM BOLSA
MARIA ROSIMARY SOARES DOS SANTOS Faculdade de Educação Professor SEM BOLSA
ROSIMAR DE FATIMA OLIVEIRA Faculdade de Educação Professor SEM BOLSA
SAVANA DINIZ GOMES MELO Faculdade de Educação Professor SEM BOLSA
PAULO FELIPE LOPES DE CARVALHO GEOGRAFIA/NOTURNO Aluno PMG
JUSCELIA APARECIDA RODRIGUES DOS SANTOS PEDAGOGIA/NOTURNO Aluno PMG
RUBIA MARINHO DE OLIVEIRA PEDAGOGIA/DIURNO Aluno PMG
MIRIAM GOMES ALVES PEDAGOGIA/NOTURNO Aluno PMG
LAYLA GONCALVES AMORIM DOS SANTOS PEDAGOGIA/DIURNO Aluno PMG
MARCELLE CRISTINE SILVA PEDAGOGIA/NOTURNO Aluno PMG
FRANCILENE MACEDO ROCHA PEDAGOGIA/DIURNO Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
MERCIA DE FIGUEIREDO NORONHA PINTO EDUCAÇÃO- CONHECIMENTO INCLUSÃO SOCIAL/D Aluno SEM BOLSA
GERALDO MAGELA PEREIRA LEAO Faculdade de Educação Professor SEM BOLSA
LUCIA HELENA ALVAREZ LEITE Faculdade de Educação Professor SEM BOLSA
MICHELLE LUIZA NICOLAU PINHEIRO PEDAGOGIA/NOTURNO Aluno PMG
Dados do Trabalho
Título:
PMG-054 MONITORIA DO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR 2011
Área:
Ciências Humanas
Resumo:
Iniciado em 2007, o projeto de Monitoria do DAE foi ampliado e prosseguiu nos anos seguintes, contando com oito bolsistas em 2011. Do ponto de vista formal, poderíamos dizer que se trata de uma iniciativa que visa dar suporte para as atividades acadêmicas e iniciar os estudantes nas atividades de docência no ensino superior. Porém, do ponto de vista cotidiano, este trabalho é um ?pano de fundo? das atividades docentes. A prática docente não é meramente estar em sala dando uma aula, mas está enraizada em uma série de preparativos 'a priori' desta. Daí a importância deste projeto, que não deve ser pensado somente como um trabalho de execução, mas também como um trabalho com significados amplos, visto que pode ser lido como uma minimização do trabalho do professor. Enviar texto, repassar informações, tirar dúvidas, auxiliar nos trabalhos, digitalizar textos, discutir atividades, reservar salas, deixam de ser simplesmente atividades de execução, transformando-se em um trabalho pedagógico, pois, sem estas, a atividade docente não seria completa. A articulação entre monitor e professor facilita a prática docente. O contato com os alunos também é significativo, visto que proporciona trocas de experiência entre alunos e monitores, também alunos. Diante deste contexto, vale ressaltar que a monitoria, depois desses anos de existência, ganha contornos diferenciados, visto que assume um lugar de trabalho, não só como algo prático (mecânico), mas um trabalho num sentido mais amplo. De acordo com Charlot (2000:57) ?algo pode adquirir sentido, perder sentido, mudar de sentido, pois o próprio sujeito evolui, por sua dinâmica própria e por seu confronto com os outros e com o mundo?. Por fim, cabe enfatizar que a partir desta nova visão é possível fazer do projeto de monitoria um espaço de troca entre professor/aluno e aluno/aluno, dando novos significados para esta atividade e tornando-a realmente uma atividade formativa.
Palavras-Chave:
Política Educacional. Direito Educacional. Processos Educativos. Trabalho Pedagógico. Licenciaturas
Instituições:
PROGRAD - PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DA UFMG