Tipo: Nome: Curso:
Professor ALEXANDRE BORGES MIRANDA Faculdade de Educação
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
194425 PEG 34095369
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
ALEXANDRE BORGES MIRANDA Faculdade de Educação
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
194425 alexandremiranda@ufmg.br 34095369
Co-Autores
JOAO VALDIR ALVES DE SOUZA Faculdade de Educação Professor SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
MERCIA DE FIGUEIREDO NORONHA PINTO EDUCAÇÃO- CONHECIMENTO INCLUSÃO SOCIAL/D Aluno SEM BOLSA
LUIZA CAMPOS BARRETO GEOGRAFIA/NOTURNO Aluno PEG
SIMONE GOMES DE ARAUJO LETRAS/NOTURNO Aluno PEG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
FREDERICO ASSIS CARDOSO EDUCAÇÃO- CONHECIMENTO INCLUSÃO SOCIAL/D Aluno SEM BOLSA
LAIS BARBOSA PATROCINO EDUCAÇÃO- CONHECIMENTO INCLUSÃO SOCIAL/M Aluno SEM BOLSA
SAMIRA ZAIDAN Faculdade de Educação Professor SEM BOLSA
Dados do Trabalho
Título:
PEG2010-25 Perspectivas das licenciaturas da UFMG: Uma proposta de reorganização curricular e administrativa da oferta das disciplinas pedagógicas, pela Faculdade de Educação, para os cursos de licenciatura da UFMG destinados à formação de professores para os anos finais do ensino fundamental e para o ensino médio.
Área:
Ciências Humanas
Resumo:
O projeto analisa dados sobre os 24 cursos de licenciatura da UFMG, que estão sob coordenação de 15 colegiados de curso, cujos alunos freqüentam disciplinas pedagógicas na Faculdade de Educação.  O objetivo do projeto é contribuir para uma proposta de reorganização das licenciaturas na Universidade. Estão sendo analisados os relatórios sobre composição de turmas e relação matrícula/vaga, de 2009/1º, 2009/2º, 2010/1º, 2010/2º, 2011/1º e 2011/2º, das disciplinas teóricas, assim como as grades curriculares e demais documentos dos cursos, como o projeto pedagógico e os relatórios sobre os concluintes desses cursos e o desempenho dos alunos nas disciplinas, a partir de relatórios do DRCA. Foram estudados, também, documentos históricos sobre os "fóruns de licenciatura" e outros eventos relativos à proposta de reorganização das licenciaturas. O Projeto está analisando, mais detalhadamente, a situação da oferta da disciplina ADE003 Política Educacional. Em 2011 o projeto vem sendo desenvolvido com o apoio e a participação do Prof. João Valdir Alves de Sousa, coordenador do Colegiado Especial das Licenciaturas, e dos seus orientandos, e mais recentemente passou a contar também com a bolsista da equipe didática do REUNI da disciplina Política Educacional.
Palavras-Chave:
Educação Superior: Licenciaturas. Política de formação de professores no Brasil. UFMG: graduação.
Instituições:
PROGRAD - PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DA UFMG