Tipo: Nome: Curso:
Aluno STELLA FERREIRA BIONDI CIENCIAS BIOLOGICAS/DIURNO
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
2008025955 SEM BOLSA (31)88887799
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
MARCOS CALLISTO DE FARIA PEREIRA Instituto Ciências Biológicas
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
144819 mcallisto13@gmail.com (31)34094597
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
RAPHAEL LIGEIRO BARROSO SANTOS ECOL., CONS. MANEJO DA VIDA SILVESTRE/D Aluno SEM BOLSA
Dados do Trabalho
Título:
PROJETO ACADÊMICO 03 - Diversidades beta de macroinvertebrados bentônicos em riachos no cerrado brasileiro
Área:
Ciências Biológicas
Resumo:
A diversidade biológica, em termos de riqueza taxonômica, pode ser mensurada em diferentes escalas: alfa (local), beta (variabilidade entre locais) e gama (em uma região) . O objetivo foi avaliar a diversidade beta de macroinvertebrados bentônicos (riqueza taxonômica) em riachos sob diferentes condições de integridade ecológica (referência, intermediária e alterada). Foram amostrados 40 riachos de cabeceira selecionados aleatoriamente na bacia do reservatório de Nova Ponte, MG. Em cada riacho foram realizados dois tipos de amostragens: (i) amostragem aleatória, em múltiplos habitats e (ii) amostragem somente em depósitos de folhiço. O esperado seria que riachos com diferentes integridades ecológicas apresentassem diversidades beta semelhantes quando somente o substrato folhiço fosse amostrado, pois este tipo de habitat representaria uma ?ilha de biodiversidade bentônica?, ao contrário do que poderia ser visto em amostragens de múltiplos habitats. Foi observado que nas amostras de folhiço a integridade ecológica dos habitats não influenciou a diversidade beta (próxima a 55%). Nas amostras em múltiplos habitats a diversidade beta foi maior em riachos alterados do que em riachos de referência (61% e 47%, respectivamente). Observou-se que a diversidade beta nos riachos de referência e nos alterados nas amostragens de depósito de folhiço teve valores bem próximos aos obtidos nas amostragens em múltiplos hábitats (56% e 47%, 54% e 61%, respectivamente). Conclui-se que a diversidade beta de macroinvertebrados bentônicos entre riachos de cabeceira é influenciada pelo tipo de amostragem e pela integridade ecológica dos riachos, corroborando a nossa hipótese de estudo.
Palavras-Chave:
Diversidade Beta, Macroinvertebrados Bentônicos, Integridade Ecológica, Diversidade de Hábitats
Instituições:
CNPq, CAPES, FAPEMIG, Programa Peixe Vivo CEMIG