Tipo: Nome: Curso:
Professor ANA CLARA MOURAO MOURA Escola de Arquitetura
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
215414 PEG 3199595637
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
ANA CLARA MOURAO MOURA Escola de Arquitetura
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
215414 anaclara@ufmg.br 3199595637
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
LUCAS SALIBA SANTOS ARQUITETURA E URBANISMO/NOTURN Aluno PEG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
SUELLEN ROQUETE RIBEIRO ARQUITETURA E URBANISMO/NOTURN Aluno PEG
Dados do Trabalho
Título:
PEG2011-07 Tecnologias de Geoprocessamento para Planejamento Urbano e Gestão da Paisagem Territorial
Área:
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo:
O Geoprocessamento é um conjunto de métodos e técnicas destinados à análise espacial por ferramentas de grande valor no planejamento urbano. Como área tecnológica de ponta, a velocidade de suas inovações demanda aprendizado contínuo adequado para se enfrentar os desafios da realidade espacial em constante mutação. O projeto visa a produção de apostilas de para auto-instrução que serão colocadas em site de informática, para apoio ao uso de tecnologias de geoprocessamento em análise, planejamento e gestão urbana e territorial. Participam do projeto dois bolsistas, visando atender os eixos temáticos G1 e G6 do curso. O G1 de disciplinas aborda os temas Análise Urbana, Gestão Urbana, Reabilitação, Legislação, Licenciamento Ambiental, Paisagem e Meio Ambiente. O G6 aborda os temas de Produção do Espaço e Políticas Públicas. Os bolsistas foram capacitados em práticas de geoprocessamento em cursos de atualização, por auto-instrução e em reuniões de orientação. Foram pesquisadas aplicações de geotecnologias para os estudos urbanos nos eixos temáticos citados e consultados professores. Escolheram estudos de caso e elaboraram apostilas que foram testadas por alunos voluntários e serão levadas ao conhecimento dos professores das áreas.Uma apostila abordou procedimentos relativos a processamento digital de imagens de satélite, sobretudo imagens Rapid-Eye, de fácil acesso para o Minas Gerais e muito úteis na caracterização da morfologia urbana e ocupação do território. Foi também gerada apostila sobre a modelagem digital de terrenos e geração de informações sobre recursos hídricos, sub-bacias e comportamento da rede hídrica a partir da construção do modelo topográfico. Foi gerada apostila para análise espacial de multicritérios, para a construção de mapas de potenciais e restrições ao interesse urbano e ambiental. Estão em elaboração as apostilas de modelagem 3D da paisagem com vistas e dar apoio à simulação da paisagem urbana como produto de parâmetros de planejamento urbano.
Palavras-Chave:
Geoprocessamento, Análise Espacial Urbana e Ambiental, Modelos de Simulação da Paisagem
Instituições:
Bolsas PEG Prograd