Autor
Tipo: Nome: Curso:
Professor LUIZA DE MARILAC PEREIRA DOLABELLA Instituto Ciências Exatas
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
109754 PRONOTURNO 34095761
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
LUIZA DE MARILAC PEREIRA DOLABELLA Instituto Ciências Exatas
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
109754 ldolabella@gmail.com 34095761
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
LUCIA PINHEIRO SANTOS PIMENTA Instituto Ciências Exatas Professor SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
MARIA HELENA DE ARAUJO Instituto Ciências Exatas Professor SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
RUTH HELENA UNGARETTI BORGES Instituto Ciências Exatas Professor SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
TIAGO ANTONIO DA SILVA BRANDAO Instituto Ciências Exatas Professor SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
BARBARA MURTA GUIMARAES QUIMICA TECNOLOGICA - NOTURNO Aluno PRONOTURNO
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
GLEISTON GONCALVES DIAS QUIMICA TECNOLOGICA - NOTURNO Aluno PRONOTURNO
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
HEVELINE OLIVEIRA MORAIS ARRUDA QUIMICA TECNOLOGICA - NOTURNO Aluno PRONOTURNO
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
WERONICA DE LIMA FURTADO QUIMICA TECNOLOGICA - NOTURNO Aluno PRONOTURNO
Dados do Trabalho
Título:
PN-22 A APLICAÇÃO DA CIÊNCIA BÁSICA NO DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS
Área:
Ciências Exatas e da Terra
Resumo:
Em 2010 a Universidade Federal de Minas Gerais abriu o primeiro vestibular para o curso de Química Tecnológica, modalidade Bacharelado. Em janeiro de 2011 a Pró Reitoria de Graduação aprovou o projeto do Colegiado do Curso para o programa Pronoturno e quatro alunos foram selecionados para iniciar seus trabalhos junto aos seus orientadores. Diante da experiência positiva adquirida com o programa que já atendia aos alunos da Licenciatura, o Colegiado fez do tema ?A Química e a Qualidade de Vida? um projeto maior. Para os alunos do 75º curso da UFMG que buscam formação tecnológica da melhor qualidade, o projeto tem a missão de indicar e promover os meios para que tal objetivo seja alcançado. Os quatro alunos selecionados estão engajados em projetos dos setores de química orgânica (2) e inorgânica (2). No primeiro setor os bolsistas desenvolvem trabalhos de isolamento de produtos naturais e síntese de produtos orgânicos usando novas rotas. No setor de inorgânica os alunos desenvolvem atividades ligadas às sínteses de catalisadores dispersos em líquidos iônicos para melhorar a seletividade e às sínteses de complexos organometálicos com atividade terapêutica para artrite reumatóide, ulcerações do aparelho digestivo e na epilepsia.
Em todos os projetos os produtos obtidos são submetidos às etapas de caracterização, fazendo com que os alunos conheçam as técnicas e os equipamentos usados para as determinações qualitativas e quantitativas de produtos químicos. Em casos específicos, os alunos conhecem também alguns testes para avaliação de atividade biológica.
São também incentivadas as atividades ligadas à manutenção e organização do laboratório, ao desenvolvimento e criação de textos, como a elaboração de planos, relatórios e resumos científicos, participações em minicursos, em eventos científicos e em reuniões culturais, procurando oferecer ao bolsista uma formação mais abrangente.
Palavras-Chave:
PRONOTURNO_COLGRAD_QUÍMICA_TECNOLÓGICA
Instituições:
PROGRAD