|
|
|
|
|
|
|
|
Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
TACIANA DE FIGUEIREDO SOARES |
Faculdade de Medicina |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
097616 |
PMG |
|
34099774 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
TACIANA DE FIGUEIREDO SOARES |
Faculdade de Medicina |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
097616 |
taciana@medicina.ufmg.br |
34099774 |
|
Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
FERNANDO HENRIQUE FERREIRA GARRIDO |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
GUILHERME TEIXEIRA PEREIRA |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
LUDMILA REZENDE SALLES |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
NATHALIA GOMES KUNZMANN |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
EUGENIA RIBEIRO VALADARES |
Faculdade de Medicina |
Professor |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
JOAO PAULO KAWAOKA MATUSHITA |
Faculdade de Medicina |
Professor |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
JOSE NELSON MENDES VIEIRA |
Faculdade de Medicina |
Professor |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
LEONARDO DE SOUZA VASCONCELLOS |
Faculdade de Medicina |
Professor |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
REGINALDO FIGUEIREDO |
Faculdade de Medicina |
Professor |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
WANESSA TRINDADE CLEMENTE |
Faculdade de Medicina |
Professor |
PMG |
Dados do Trabalho |
Título: |
PMG-080 Monitoria do Departamento de Propedêutica Complementar |
Área: |
Ciências da Saúde |
Resumo: |
Introdução: O PRO oferece anualmente o PMG como uma oportunidade para alunos que desejam conhecer atividades do universo do docente nas disciplinas de Patologia Clínica(PC)I/II, e Radiologia(RD)I/II. Objetivo: Descrever as atividades desenvolvidas pelos monitores e a importância do projeto na formação do futuro médico. Metodologia: Quatro monitores [PCI(1); PCII(2); RDI/II(1)] desenvolvem sob supervisão: Área PC: 1) Atendimento aos alunos nos plantões agendados; 2) Montagem e desmontagem de aulas práticas, organização das salas e transporte de amostras biológicas; 3) Atualizações de temas relevantes em PC; 4) Busca de casos clínicos; 5) Elaboração de portfólio. Área RD: 1) Participação nas sessões de discussão de casos; 2) busca e seleção de exames radiológicos para as aulas práticas; 3) Elaboração de aulas teóricas baseada em casos/exames radiológicos do Hospital das Clínicas/UFMG; 4) Apresentação de seminário de atualização. Atividades integradoras PC/RD: Como uma inovação, todos os monitores estão envolvidos com a formatação e desenvolvimento da disciplina ?Tópicos em Propedêutica Complementar? (outubro/2011) com discussão de casos clínicos e participação de professores de ambas as áreas e onde monitores serão responsáveis pela elaboração/apresentação de um caso clínico como atividade docente. Resultados e discussão: Com PMG os monitores têm experimentado atividades que reúnem diferentes áreas do saber médico, oportunidade para conhecer a dinâmica do departamento/universidade, além da chance de atuar em atividades ligadas à docência. As ações contribuem para a melhoria da indicação e interpretação de exames de PC/RD, além de desenvolver habilidades de comunicação preciosas nos variados níveis de hierarquia. Conclusões: O PMG/PRO tem demonstrado que atividades que aproximam docentes e alunos são relevantes e devem ser estimuladas. O programa tem buscado um alinhamento entre o conteúdo programático das disciplinas da PC/RC, em resposta às DCN para o curso médico. |
Palavras-Chave: |
Monitoria, patologia clínica, radiologia, exame complementar, docência, comunicação, integração. |
Instituições: |
PROGRAD/UFMG. |
|