Tipo: Nome: Curso:
Professor TACIANA DE FIGUEIREDO SOARES Faculdade de Medicina
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
097616 PMG 34099774
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
TACIANA DE FIGUEIREDO SOARES Faculdade de Medicina
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
097616 taciana@medicina.ufmg.br 34099774
Co-Autores
FERNANDO HENRIQUE FERREIRA GARRIDO MEDICINA Aluno PMG
GUILHERME TEIXEIRA PEREIRA MEDICINA Aluno PMG
LUDMILA REZENDE SALLES MEDICINA Aluno PMG
NATHALIA GOMES KUNZMANN MEDICINA Aluno PMG
EUGENIA RIBEIRO VALADARES Faculdade de Medicina Professor PMG
JOAO PAULO KAWAOKA MATUSHITA Faculdade de Medicina Professor PMG
JOSE NELSON MENDES VIEIRA Faculdade de Medicina Professor PMG
LEONARDO DE SOUZA VASCONCELLOS Faculdade de Medicina Professor PMG
REGINALDO FIGUEIREDO Faculdade de Medicina Professor PMG
WANESSA TRINDADE CLEMENTE Faculdade de Medicina Professor PMG
Dados do Trabalho
Título:
PMG-080 Monitoria do Departamento de Propedêutica Complementar
Área:
Ciências da Saúde
Resumo:
Introdução: O PRO oferece anualmente o PMG como uma oportunidade para alunos que desejam conhecer atividades do universo do docente nas disciplinas de Patologia Clínica(PC)I/II, e Radiologia(RD)I/II. Objetivo:  Descrever as atividades desenvolvidas pelos monitores e a importância do projeto na formação do futuro médico. Metodologia: Quatro monitores [PCI(1); PCII(2); RDI/II(1)] desenvolvem sob supervisão: Área PC: 1) Atendimento aos alunos nos plantões agendados; 2) Montagem e desmontagem de aulas práticas, organização das salas e transporte de amostras biológicas; 3) Atualizações de temas relevantes em PC; 4) Busca de casos clínicos; 5) Elaboração de portfólio. Área RD:  1) Participação nas sessões de discussão de casos; 2) busca e seleção de exames radiológicos para as aulas práticas; 3) Elaboração de aulas teóricas baseada em casos/exames radiológicos do Hospital das Clínicas/UFMG; 4) Apresentação de seminário de atualização. Atividades integradoras PC/RD: Como uma inovação, todos os monitores estão envolvidos com a formatação e desenvolvimento da disciplina ?Tópicos em Propedêutica Complementar? (outubro/2011) com discussão de casos clínicos e participação de professores de ambas as áreas e onde monitores serão responsáveis pela elaboração/apresentação de um caso clínico como atividade docente. Resultados e discussão: Com PMG os monitores têm experimentado atividades que reúnem diferentes áreas do saber médico, oportunidade para conhecer a dinâmica do departamento/universidade, além da chance de atuar em atividades ligadas à docência. As ações contribuem para a melhoria da indicação e interpretação de exames de PC/RD, além de desenvolver habilidades de comunicação preciosas nos variados níveis de hierarquia. Conclusões: O PMG/PRO tem demonstrado que atividades que aproximam docentes e alunos são relevantes e devem ser estimuladas. O programa tem buscado um alinhamento entre o conteúdo programático das disciplinas da PC/RC, em resposta às DCN para o curso médico.
Palavras-Chave:
Monitoria, patologia clínica, radiologia, exame complementar, docência, comunicação, integração.
Instituições:
PROGRAD/UFMG.