Autor
Tipo: Nome: Curso:
Professor TACIANA DE FIGUEIREDO SOARES Faculdade de Medicina
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
097616 PEG 34099774
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
TACIANA DE FIGUEIREDO SOARES Faculdade de Medicina
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
097616 taciana@medicina.ufmg.br 34099774
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
JULIA NOGUEIRA MARX GONZAGA MEDICINA Aluno PEG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
LINCOLN MORAES DA FONSECA MEDICINA Aluno PEG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
SILVANA MARIA ELOI SANTOS Faculdade de Medicina Professor PEG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
ROSA MALENA DELBONE DE FARIA Faculdade de Medicina Professor PEG
Dados do Trabalho
Título:
PEG2011-55 Desenvolvendo competências para a abordagem racional em propedêutica laboratorial através de novas metodologias de ensino-aprendizagem na disciplina Patologia Clínica.
Área:
Ciências da Saúde
Resumo:
Introdução: O PEG/PRO/Ensino propicia aos estudantes a possibilidade de trabalhar com desenvolvimento e pesquisa de novas estratégias pedagógicas em Patologia Clínica (PC) com o foco na abordagem racional do diagnóstico laboratorial. Objetivo: Descrever as atividades desenvolvidas pelos bolsistas e a importância do projeto na formação do futuro médico, sobretudo aqueles que ambicionam trabalhar com o meio acadêmico. Metodologia: Dois bolsistas desenvolvem sob supervisão: 1) Discussão e leitura crítica de artigos científicos sobre novas metodologias de ensino; 2) Desenvolvimento e elaboração de aulas expositivas; 3) Visitas guiadas aos laboratórios do HC/UFMG com os alunos do PRO; 4) Atividades integradoras PC/Imagem: Como uma inovação, os bolsistas-PEG e os monitores-PMG/PRO estão envolvidos com a formatação e o desenvolvimento da disciplina ?Tópicos em Propedêutica Complementar? (outubro/2011), baseada em apresentação e discussão de casos clínicos, com participação de professores de ambas as áreas, e onde os bolsistas serão responsáveis pela elaboração/apresentação de um caso clínico como atividade docente.; 5) Elaboração e desenvolvimento de um projeto de pesquisa em Ensino, o que gerou a submissão de 2 resumos no 49º COBEM; 6) Avaliação Reflexiva/elaboração de portfólios; 7) Participação nas reuniões de Ensino do NEDES-PRO.. Resultados e discussão: As ações desenvolvidas pelos bolsistas além de lhes possibilitar a participação em atividades ligadas à docência fomentam o conhecimento da dinâmica do PRO e estimulam a boa formação do futuro médico que pode adotar conduta mais racional e eficiente no que se refere aos recursos disponíveis na propedêutica laboratorial. Conclusões: O PEG/PRO/Ensino Médico tem sido um grande sucesso como uma estratégia para aproximar estudantes e docentes interessados em temas da docência e da melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Percebe-se dessa maneira, a relevância dos resultados e do projeto, que deve ser estimulado.
Palavras-Chave:
Patologia clínica, diagnóstico laboratorial racional, metodologias de ensino-aprendizagem, docência.
Instituições:
Prograd/UFMG