Tipo: Nome: Curso:
Aluno LUCIANA DA SILVA GANDRA CIENCIAS BIOLOGICAS/NOTURNO
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
2009030154 SEM BOLSA 3196736074
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
MARCOS CALLISTO DE FARIA PEREIRA Instituto Ciências Biológicas
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
144819 callistom@icb.ufmg.br 34094597
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
RAPHAEL LIGEIRO BARROSO SANTOS ECOL., CONS. MANEJO DA VIDA SILVESTRE/D Aluno SEM BOLSA
Dados do Trabalho
Título:
PROJETO ACADÊMICO 04 - Composição de assembléias bentônicas em substratos variados e em folhiço
Área:
Ciências Biológicas
Resumo:
A distribuição e composição de assembléias bentônicas são influenciadas, dentre outros fatores, pela estrutura do sedimento, quantidade e qualidade de detritos orgânicos. O objetivo deste estudo foi avaliar a composição de assembléias de macroinvertebrados bentônicos em riachos, comparando substratos variados e depósitos foliares. As coletas foram realizadas em 40 trechos de rios na bacia hidrográfica do reservatório de Nova Ponte (MG) em setembro de 2009. Foram encontrados 23.348 indivíduos, pertencentes a 69 famílias, nos múltiplos habitats; e 21.508 indivíduos, pertencentes a 66 famílias, em depósitos de detritos foliares. Observou-se que as assembléias amostradas em múltiplos tipos de substratos separaram melhor os riachos em condições de referência dos impactados. Assim, riqueza taxonômica, riqueza e densidade de EPT (Ephemeroptera, Plecoptera, Trichoptera,) comprovam a eficiência desses tipos de amostragem para fins de avaliação de integridade ecológica em riachos. A riqueza taxonômica foi significativamente maior (t(38,1) = 3,12, p = 0,03) nas amostras coletadas em substratos variados. Porém, em riachos impactados, depósitos de folhiço podem representar ilhas de diversidade, pois neles foram observadas maiores riquezas e densidades de organismos do que nas amostragens em substratos variados. Isso comprova a importância dos bancos de folhas no leito de riachos e, consequentemente, da manutenção da integridade da vegetação ripária. Estes resultados podem subsidiar o planejamento de inventários biológicos mais eficientes em programas de biomonitoramento de bacias hidrográficas.
Palavras-Chave:
macroinvertebrados bentônicos, múltiplos hábitats, depósitos foliares, integridade ecológica.
Instituições:
Programa Peixe Vivo/CEMIG, CNPq, FAPEMIG, CAPES.