Tipo: Nome: Curso:
Professor PAULA BAMBERG Escola de Engenharia
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
130222 PMG 34091897
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
PAULA BAMBERG Escola de Engenharia
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
130222 bamberg@ufmg.br 34091897
Co-Autores
ISMAEL FRANCISCO DE SALES ENGENHARIA CIVIL Aluno PMG
KARLA FERNANDA DOS SANTOS ENGENHARIA CIVIL Aluno PMG
VANEIDE DE SOUSA PEREIRA ENGENHARIA CIVIL Aluno PMG
FREDERICO MUNDIM ZUCHERATTO ENGENHARIA CIVIL Aluno PMG
DANIELLE MEIRELES DE OLIVEIRA Escola de Engenharia Professor PMG
ALDO GIUNTINI DE MAGALHAES Escola de Engenharia Professor PMG
Dados do Trabalho
Título:
PMG-028 Monitoria do Depto. de Engenharia de Materiais e da Contruação
Área:
Engenharias
Resumo:
O Programa de Monitoria de Graduação do Departamento de Engenharia de Materiais e Construção tem como objetivo a melhoria da prática pedagógica do ensino de disciplinas oferecidas por este departamento com o auxílio de alunos bolsistas, dando a estes a oportunidade de enriquecer a sua formação acadêmica e profissional. Neste ano de 2011, o departamento foi contemplado com quatro bolsas do Programa de Monitoria da Pro-Reitoria de Graduação e destinou um bolsista selecionado para auxiliar nas atividades acadêmicas curriculares das disciplinas ?Desenho Projetivo para Engenharia?, ?Desenho Auxiliado por Computador?, ?Materiais de Construção I? e ?Tecnologia das Edificações I? (todas obrigatórias do Curso de Engenharia Civil). As atividades de monitoria são desenvolvidas sob a orientação individualizada de cada professor orientador, tendo em vista as necessidades da disciplina a qual estão vinculados. Para a disciplina ?Desenho projetivo para Engenharia?, foi elaborada uma apostila sobre leitura de projetos, a qual servirá de apoio aos trabalhos práticos da disciplina. Para a disciplina ?Desenho Auxiliado por computador?, estão sendo desenvolvidas vídeo-aulas sobre os comandos do AutoCAD, que servirão como base para trabalhos práticos e apoio para esclarecimento de dúvidas extraclasse. Já para a disciplina ?Materiais de Construção I?, aproveitando-se do recurso digital, tem-se procurado ilustrar as aulas com fotografias na tentativa de trazer para a sala de aula a realidade da engenharia. Para a disciplina ?Tecnologia das Edificações I? a monitora tem se dedicado à elaboração de uma base de dados contento fontes de consulta relativas aos temas lecionados, além de auxiliar no desenvolvimento do trabalho prático. A experiência com o programa de monitoria tem sido positiva para ambos, alunos e professores, pois além da experiência que se oferece ao aluno bolsista, o seu trabalho tem sido essencial para o contínuo aperfeiçoamento do ensino teórico e prático das disciplinas.
Palavras-Chave:
Ensino de engenharia, Monitoria, Produção de material didático, Base técnica de dados
Instituições:
PROGRAD