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Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
ANDREA RODRIGUES MOTTA |
Faculdade de Medicina |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
165409 |
PEG |
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99580676 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
ANDREA RODRIGUES MOTTA |
Faculdade de Medicina |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
165409 |
andreamotta19@gmail.com |
99580676 |
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Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
FABIANA ARAO MILIONS |
FONOAUDIOLOGIA |
Aluno |
PEG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
NATHALIA FERREIRA CAMPOS |
FONOAUDIOLOGIA |
Aluno |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
TATIANA VARGAS DE CASTRO PERILO |
Unidade Não Informada |
Funcionário |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
LAELIA CRISTINA CASEIRO VICENTE |
Faculdade de Medicina |
Professor |
PEG |
Dados do Trabalho |
Título: |
PEG2011-50 Avaliação em motricidade orofacial: elaboração de material didático |
Área: |
Ciências da Saúde |
Resumo: |
Introdução: a Fonoaudiologia é uma ciência dividida em cinco grandes áreas de conhecimento: linguagem, voz, audiologia, motricidade orofacial (MO) e saúde coletiva. De fundamental importância para o processo terapêutico, a avaliação fonoaudiológica permite a análise da evolução do paciente além de proporcionar ao terapeuta condições para estabelecer diagnóstico, prognóstico e plano terapêutico. Na avaliação miofuncional orofacial observam-se as funções e características estruturais do sistema estomatognático. Objetivo: Desenvolver material didático sobre avaliação em miofuncional orofacial, para oferecer aos alunos de Fonoaudiologia da UFMG uma ferramenta que contenha as diversas alterações que podem ser encontradas em uma avaliação de motricidade orofacial, bem como os padrões de normalidade. Métodos: será elaborado um CD-ROM contendo registros fotográficos e filmagens de todas as alterações possíveis de serem encontradas na avaliação do sistema estomatognático. Resultados: o projeto encontra-se em fase de coleta de dados, uma vez que foi iniciado em maio de 2011. Conclusão: a construção do material didático será de grande importância para os alunos de Fonoaudiologia, uma vez que é impossível para estes, observar na prática todos os tipos de alterações possíveis na área de MO. É importante salientar que a Fonoaudiologia não conta com nenhuma literatura demonstre a forma de se realizar a avaliação em motricidade orofacial. |
Palavras-Chave: |
material didático, avaliação miofuncional orofacial, Fonoaudiologia |
Instituições: |
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