Tipo: Nome: Curso:
Professor CELINA BORGES LEMOS Escola de Arquitetura
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
096016 PMG (31)96658787
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
CELINA BORGES LEMOS Escola de Arquitetura
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
096016 celinaborg@gmail.com (31)34098845
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
CAROLINA CRUZ LAENDER COLARES ARQUITETURA E URBANISMO Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
JESSICA CRISTIANE RODRIGUES PASSOS ARQUITETURA E URBANISMO Aluno PMG
Dados do Trabalho
Título:
PMG-001  ANÁLISE CRÍTICA E HISTÓRICA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO
Área:
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo:
PMG ? DEPATAMENTO ACR.
Resumo:
Objetivos:
As bolsas do Programa de Monitoria de Graduação do departamento de Análise Crítica e Histórica da Arquitetura e do Urbanismo têm como meta principal atender, desenvolver pesquisas de textos e imagens das disciplinas optativas com temas inovadores e as obrigatórias de história ofertadas nos dois semestres de 2011. Além dessa premissa objetiva:
Apoiar, acompanhar como atividade de monitoria na disciplina de Teoria e História da Arte, Arquitetura e Urbanismo do neoclassicismo ao funcionalismo, que tem buscado novos métodos de ensino ao longo do ano corrente.
Apoiar, acompanhar como atividade de monitoria nas disciplinas optativas, que têm buscado novos métodos de ensino ao longo do ano corrente. São as disciplinas seguintes: Tópicos em Análise Crítica e História da Arquitetura e do Urbanismo. Arquitetura 80 Anos ? 30h.; Tópicos em Análise Crítica e História da Arquitetura e do Urbanismo.  Interlocuções Arte/ Arquitetura ? 30h.; Tópicos em Análise Crítica e História da Arquitetura e do Urbanismo. Metodologias de Pesquisa ? 30h.; Tópicos em Análise Crítica e História da Arquitetura e do Urbanismo. Arquitetura Experimental ? 30h.
Participar com os demais bolsistas do departamento das atividades de pesquisa voltada para a comemoração dos 80 anos da Escola, tendo por meta um levantamento documental, de imagens e projetos de autoria dos antigos professores da EAUFMG. Os bolsistas atuaram também na montagem da exposição e na produção do livro comemorativo.
Participar do grupo de estudos do Programa de Educação Tutorial e da edição bianual da Revista Parahyba sobre a arquitetura e o urbanismo.
Metodologia:
Os bolsistas são assistidos pela chefia do departamento e pelos professores responsáveis pelas disciplinas, que os mesmos atuam. Além disso, participam das orientações sobre as atividades de pesquisa que reúnem os outros bolsistas do departamento. Em termos detalhados as atividades são pautadas pelas ações seguintes:
Levantamento dos materiais didático, técnico e tecnológico, e dos conteúdos inerentes às disciplinas.
Levantamento bibliográfico já adotado nas disciplinas seguido de avaliação do mesmo junto com o orientador.
Levantamento de novas bibliografias e de imagens que contribuam para inovações.
Análise das metodologias tradicionais e indicação de novos pressupostos voltados para o ensino de graduação.
Participação em seminários e fóruns de responsabilidade do departamento e fora dele, quando for relevante.
Definição de novas metodologias de abordagem do assunto, seguida da preparação de novos materiais didáticos.
Participar em outras atividades organizadas pelo coordenador do Projeto.
Participação nas atividades voltadas para a preparação do relatório final.
Resultados obtidos:
Ampliação do conhecimento dos bolsistas que o estimulam a continuar a desenvolver pesquisas, leituras e busca por inovações da forma de transmissão de conhecimentos. Difundir aos demais estudantes a importâncias de se aprofundar nos conhecimentos adquiridos em sala de aula. Aquisição de competências vinculadas às iniciativas de contato com os demais discentes, formação de capacidade para interlocução com os docentes e discentes da unidade e fora dela. Estimular o interesse dos mesmos para as atividades de ensino e pesquisa, integrando-as às suas futuras responsabilidades profissionais.
Conclusões do trabalho:
Todas as atividades têm sido pautadas dosadas proporcionando um equilíbrio entre as diversas abordagens e ações. Produção de material didático inovador e que dinamiza a transmissão de conhecimentos. Participação dos bolsistas em várias produtos relacionados à pesquisa e edição de revista.
Palavras-Chave:
HISTÓRIA, ANÁLISE CRÍTICA, DISCIPLINA, TEORIA, ARQUITETURA, URBANISMO, MONITORIA, PESQUISA, ESTUDOS.
Instituições:
PRÓ REITORIA DE GRADUAÇÃO DA UFMG.