Autor
Tipo: Nome: Curso:
Professor LUCIO HONORIO DE CARVALHO JUNIOR Faculdade de Medicina
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
025526 PMG 3135817603
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
LUCIO HONORIO DE CARVALHO JUNIOR Faculdade de Medicina
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
025526 luciohcj@medicina.ufmg.br 3135817603
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
ADRIANA MARIA KAKEHASI Faculdade de Medicina Professor SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
CRISTINA COSTA DUARTE LANNA Faculdade de Medicina Professor SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
UBIRATAN BRUM DE CASTRO Faculdade de Medicina Professor SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
MARCELLA RODRIGUES COSTA MEDICINA Aluno SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
EISENHOWER PEGO DE SALES FILHO MEDICINA Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
MARCELA MORAIS AFONSO CRUZ MEDICINA Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
VINICIUS DE OLIVEIRA PAGANINI MEDICINA Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
DAVID GUEN KASUYA BARBOSA MEDICINA Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
DANIELLE PESSOA MACHADO MEDICINA Aluno SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
DANIELA ROLIM AMORIM MEDICINA Aluno SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
IGOR OLIVEIRA VIANA MEDICINA Aluno SEM BOLSA
Dados do Trabalho
Título:
PMG-072 Interação discente-docente na elaboração de material didático: experiência inovadora no curso de graduação em Medicina.
Área:
Ciências da Saúde
Resumo:
A educação médica atual deve ter como base um sistema voltado para os problemas de saúde prevalentes na comunidade em que vai atuar o futuro médico. A necessidade de adequações e mudanças tanto nos cenários de prática, quanto na orientação teórica e abordagem pedagógica, determinam propostas de metodologia de ensino contemporâneas, usando novos e diversificados instrumentos. Recursos didáticos sistematicamente organizados permitem que os estudantes e professores desenvolvam atividades educativas em lugares e tempos diversos, ao mesmo tempo que favorecem a aprendizagem colaborativa com colegas. O material didático precisa contemplar não apenas o conteúdo; deve ser motivador para a auto-aprendizagem e, de alguma forma, promover a busca da interação entre os alunos, e entre o aluno e o professor. Objetivo: Projeto de participação dos alunos monitores do Departamento do Aparelho Locomotor na elaboração de material didático, utilizando metodologia de ensino que privilegie a participação ativa do aluno na construção do conhecimento, e proporcione ao estudante os meios para desenvolver suas atividades com autonomia, mas sob supervisão. Método: Foram desenvolvidos 15 roteiros de Estudo Dirigido sobre assuntos cardinais no ensino do Aparelho Locomotor. Os monitores receberam os temas e iniciaram livremente o processo de produção. Numa segunda etapa, cada roteiro foi avaliado em conjunto com o professor e discutido o conteúdo e forma finais. Os roteiros elaborados têm linguagem clara e objetiva, utilizam casos clínicos típicos e ilustrações que orientam o aluno sobre os principais aspectos de cada tema. Contêm questões e atividades de deiferentes formatos e são utilizados pelos estudantes em seu estudo individual. Servem, ainda, de auxílio na discussão com o professor, após o atendimento ambulatorial do paciente ou no Laboratório de Simulação, com a presença de monitores. Foram agrupados em um documento único disponibilizado para acesso via web, na página www.medicina.ufmg.br
Palavras-Chave:
Educação, Material Didático, Ensino à distância
Instituições: