|
|
|
|
|
|
|
|
Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
LUCIO HONORIO DE CARVALHO JUNIOR |
Faculdade de Medicina |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
025526 |
PMG |
|
3135817603 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
LUCIO HONORIO DE CARVALHO JUNIOR |
Faculdade de Medicina |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
025526 |
luciohcj@medicina.ufmg.br |
3135817603 |
|
Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ADRIANA MARIA KAKEHASI |
Faculdade de Medicina |
Professor |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
CRISTINA COSTA DUARTE LANNA |
Faculdade de Medicina |
Professor |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
UBIRATAN BRUM DE CASTRO |
Faculdade de Medicina |
Professor |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
MARCELLA RODRIGUES COSTA |
MEDICINA |
Aluno |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
EISENHOWER PEGO DE SALES FILHO |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
MARCELA MORAIS AFONSO CRUZ |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
VINICIUS DE OLIVEIRA PAGANINI |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
DAVID GUEN KASUYA BARBOSA |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
DANIELLE PESSOA MACHADO |
MEDICINA |
Aluno |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
DANIELA ROLIM AMORIM |
MEDICINA |
Aluno |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
IGOR OLIVEIRA VIANA |
MEDICINA |
Aluno |
SEM BOLSA |
Dados do Trabalho |
Título: |
PMG-072 Interação discente-docente na elaboração de material didático: experiência inovadora no curso de graduação em Medicina. |
Área: |
Ciências da Saúde |
Resumo: |
A educação médica atual deve ter como base um sistema voltado para os problemas de saúde prevalentes na comunidade em que vai atuar o futuro médico. A necessidade de adequações e mudanças tanto nos cenários de prática, quanto na orientação teórica e abordagem pedagógica, determinam propostas de metodologia de ensino contemporâneas, usando novos e diversificados instrumentos. Recursos didáticos sistematicamente organizados permitem que os estudantes e professores desenvolvam atividades educativas em lugares e tempos diversos, ao mesmo tempo que favorecem a aprendizagem colaborativa com colegas. O material didático precisa contemplar não apenas o conteúdo; deve ser motivador para a auto-aprendizagem e, de alguma forma, promover a busca da interação entre os alunos, e entre o aluno e o professor. Objetivo: Projeto de participação dos alunos monitores do Departamento do Aparelho Locomotor na elaboração de material didático, utilizando metodologia de ensino que privilegie a participação ativa do aluno na construção do conhecimento, e proporcione ao estudante os meios para desenvolver suas atividades com autonomia, mas sob supervisão. Método: Foram desenvolvidos 15 roteiros de Estudo Dirigido sobre assuntos cardinais no ensino do Aparelho Locomotor. Os monitores receberam os temas e iniciaram livremente o processo de produção. Numa segunda etapa, cada roteiro foi avaliado em conjunto com o professor e discutido o conteúdo e forma finais. Os roteiros elaborados têm linguagem clara e objetiva, utilizam casos clínicos típicos e ilustrações que orientam o aluno sobre os principais aspectos de cada tema. Contêm questões e atividades de deiferentes formatos e são utilizados pelos estudantes em seu estudo individual. Servem, ainda, de auxílio na discussão com o professor, após o atendimento ambulatorial do paciente ou no Laboratório de Simulação, com a presença de monitores. Foram agrupados em um documento único disponibilizado para acesso via web, na página www.medicina.ufmg.br |
Palavras-Chave: |
Educação, Material Didático, Ensino à distância |
Instituições: |
|
|
|