Tipo: Nome: Curso:
Professor EDNA MARIA DE FARIA VIANA Escola de Engenharia
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
189618 PMG 34096693
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
EDNA MARIA DE FARIA VIANA Escola de Engenharia
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
189618 ednamfv@ufmg.br 34096693
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
CAROLINA DE MENDONCA FERREIRA LACERDA ENGENHARIA CIVIL Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
DAVI GALVAO NICACIO DA SILVA ENGENHARIA CIVIL Aluno PMG
Dados do Trabalho
Título:
PMG-034 Monitoria do Depto. de Engenharia Hidráulica e Recursos Hídricos
Área:
Engenharias
Resumo:
No programa são aplicados conhecimentos adquiridos em Mecânica dos Fluidos e Hidráulica I, no
auxílio de alunos e também na execução de pesquisas com ferramentas hidráulicas que envolvem os conceitos das disciplinas. Tais como: velocidades e vazões em condutos, cinemática,  escoamento, perda de carga e esforços nos fluidos.
O objetivo é utilizar todo esse conhecimento em sistemas de transposição de peixes, onde tem-se um canal com diversos anteparos que possibilitam a subida do peixe durante a piracema.
Para isso, são levantados campos de velocidades nos tanques da escada, correlacionando com a declividade, a observação de escoamento permanente e correlação com a capacidade de nado dos peixes.
Todo esse trabalho vem enriquecer os conceitos hidráulicos, aumentando o conhecimento sobre o assunto da monitoria. Além disso, faz com que o aluno tenha contato com os projetos de pesquisas.
Palavras-Chave:
mecanica dos fluidos
hidráulica
mecanismo de transposição de peixes
Instituições:
Prograd