|
|
|
|
|
|
|
|
Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
AUDREY HELOISA IVANENKO SALGADO |
Instituto Ciências Biológicas |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
072443 |
PEG |
|
34092935 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
AUDREY HELOISA IVANENKO SALGADO |
Instituto Ciências Biológicas |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
072443 |
ivanenko@icb.ufmg.br |
34092935 |
|
Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
FERNANDA ROCHA MOREIRA |
CIENCIAS BIOLOGICAS/NOTURNO |
Aluno |
PEG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
PEDRO GUILHERME REZENDE DRUMOND |
CIENCIAS BIOLOGICAS/NOTURNO |
Aluno |
PEG |
Dados do Trabalho |
Título: |
PEG2011-80 - A Biofísica na Tela: Seleção e análise de filmes por licenciandos de Ciências Biológicas. A exploração do filme comercial como recurso didático. |
Área: |
Ciências Biológicas |
Resumo: |
INTRODUÇÃO: De modo interativo e interdisciplinar propomos uma disciplina optativa onde 5 filmes foram analisados em sala de aula e através de fóruns de discussão via Sistema MOODLE. MÉTODOS: As cenas de interesse restrito e relevantes relacionadas ao conteúdo da Biofísica foram selecionadas, analisadas e editadas. A instrumentação do aluno foi feita a partir da elaboração da ementa, do cronograma de aulas e do programa da disciplina. Foram preparadas aulas em power point com o conteúdo básico intrinsicamente relacionado à temática de cada filme. Foram propostos dois fóruns para cada filme, um de caráter básico e associativo e outro analítico conteúdista. RESULTADOS: Os filmes Íris, Decisões Extremas, Diário de um Adolescente, Réquiem para um Sonho e Os Simpsons foram trabalhados observando os tópicos de Biofísica associados: neurotransmissão, mecanismo de ação de drogas correlacionadas, biofísica da radiação, radioproteção e radiobiologia. A participação nos fóruns online indica o acerto da seleção dos filmes, demonstrado pelo nível de discussão e das proposições feitas. Todas as vagas oferecidas foram ocupadas e cinco vagas extras foram disponibilizadas. DISCUSSÃO E CONCLUSÃO: A formação inicial dos licenciados foi enriquecida com essa experiência educativa onde o filme foi reconhecido como recurso didático, respeitando-se suas limitações. Foram trabalhadas as possibilidades de extrapolação do conteúdo ali abordado. A não exigência de pré-requisitos permitiu a reflexão e revisão dos conceitos em diferentes níveis de interesse, pois a vivência de cada aluno foi postada em fóruns específicos, promovendo o debate e o enriquecimento em várias frentes de discussão, sempre tendo como ponto de partida a temática apresentada no cinema e o saber acumulado. Pretendemos levar, na forma de projeto de extensão, essa experiência pedagógica junto às instituições escolares em que os egressos atuam profissionalmente. A disciplina também deverá ser oferecida à distância. |
Palavras-Chave: |
ensino; biofísica; filmes comerciais;metodologia de ensino;ciências |
Instituições: |
PROGRAD |
|