|
|
|
|
|
|
|
|
Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
EDNA AFONSO REIS |
Instituto Ciências Exatas |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
153400 |
PEG |
|
34095944 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
EDNA AFONSO REIS |
Instituto Ciências Exatas |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
153400 |
ednareis@gmail.com |
34095944 |
|
Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
PEDRO HENRIQUE FERREIRA SIMAS |
ESTATISTICA |
Aluno |
PEG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
PRISCILA PAULA SEIXAS |
ENGENHARIA AEROESPACIAL |
Aluno |
PEG |
Dados do Trabalho |
Título: |
PEG2011-85 Modernização do Ensino da Disciplina ?Estatística e Probabilidades? |
Área: |
Ciências Exatas e da Terra |
Resumo: |
A disciplina ?Estatística e Probabilidades? é oferecida, nos dois períodos letivos de cada ano, como disciplina obrigatória para 13 cursos de graduação, totalizando cerca de 1025 alunos-ano: Engenharias Aeroespacial, Ambiental, Civil, Química, Mecânica, Metalúrgica, de Minas, de Produção e de Sistemas; Geologia, Química, Matemática e Sistemas de Informação; em cerca de 10 turmas por semestre, distribuídas nos três turnos. Atualmente, não há um material didático único para todas as turmas, ficando a critério do professor de cada turma os recursos utilizados. Com a implantação deste projeto, pretende-se uniformizar os materiais e recursos didáticos para, com isso, garantir a qualidade e homogeneidade dos ensinamentos para todas as turmas. O material didático será composto por: ?slides? a serem utilizados nas aulas expositivas com uso de ?data show?; um caderno com as atividades práticas utilizando programas computacionais; um caderno com exercícios resolvidos; e um caderno com situações-problema e estudo de casos. As aulas expositivas têm o objetivo de desenvolver a etapa do ?conhecimento? no processo cognitivo, enquanto as atividades computacionais práticas e os exercícios procuram desenvolver a etapa da ?compreensão?. As situações-problema e os estudos de casos têm o objetivo de desenvolver as habilidades de aplicação, análise, síntese e avaliação dos alunos. As atividades práticas têm o objetivo de permitir ao estudante visualizar, testar e ?sentir?, ou seja, aprender os conceitos abordados nas aulas expositivas. Essas atividades serão compostas pela simulação de situações reais, possibilitando ao estudante interagir com o problema alterando os cenários e verificando os resultados de suas intervenções. As atividades serão desenvolvidas no ambiente de computação estatística R que, além de ter a vantagem de ser gratuito, é uma ferramenta versátil e amplamente utilizada pela comunidade científica nacional e internacional. |
Palavras-Chave: |
Estatística, Probabilidade, Ensino |
Instituições: |
|
|
|