Tipo: Nome: Curso:
Professor EDNA AFONSO REIS Instituto Ciências Exatas
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
153400 PEG 34095944
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
EDNA AFONSO REIS Instituto Ciências Exatas
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
153400 ednareis@gmail.com 34095944
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
PEDRO HENRIQUE FERREIRA SIMAS ESTATISTICA Aluno PEG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
PRISCILA PAULA SEIXAS ENGENHARIA AEROESPACIAL Aluno PEG
Dados do Trabalho
Título:
PEG2011-85 Modernização do Ensino da Disciplina ?Estatística e Probabilidades?
Área:
Ciências Exatas e da Terra
Resumo:
A disciplina ?Estatística e Probabilidades? é oferecida, nos dois períodos letivos de cada ano, como disciplina obrigatória para 13 cursos de graduação, totalizando cerca de 1025 alunos-ano: Engenharias Aeroespacial, Ambiental, Civil, Química, Mecânica, Metalúrgica, de Minas, de Produção e de Sistemas; Geologia, Química, Matemática e Sistemas de Informação; em cerca de 10 turmas por semestre, distribuídas nos três turnos. Atualmente, não há um material didático único para todas as turmas, ficando a critério do professor de cada turma os recursos utilizados. Com a implantação deste projeto, pretende-se uniformizar os materiais e recursos didáticos para, com isso, garantir a qualidade e homogeneidade dos ensinamentos para todas as turmas. O material didático será composto por: ?slides? a serem utilizados nas aulas expositivas com uso de ?data show?; um caderno com as atividades práticas utilizando programas computacionais; um caderno com exercícios resolvidos; e um caderno com situações-problema e estudo de casos. As aulas expositivas têm o objetivo de desenvolver a etapa do ?conhecimento? no processo cognitivo, enquanto as atividades computacionais práticas e os exercícios procuram desenvolver a etapa da ?compreensão?.  As situações-problema e os estudos de casos têm o objetivo de desenvolver as habilidades de aplicação, análise, síntese e avaliação dos alunos. As atividades práticas têm o objetivo de permitir ao estudante visualizar, testar e ?sentir?, ou seja, aprender os conceitos abordados nas aulas expositivas. Essas atividades serão compostas pela simulação de situações reais, possibilitando ao estudante interagir com o problema alterando os cenários e verificando os resultados de suas intervenções. As atividades serão desenvolvidas no ambiente de computação estatística R que, além de ter a vantagem de ser gratuito, é uma ferramenta versátil e amplamente utilizada pela comunidade científica nacional e internacional.
Palavras-Chave:
Estatística, Probabilidade, Ensino