Tipo: Nome: Curso:
Professor CELINA BORGES LEMOS Escola de Arquitetura
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
096016 PET (31)96658787
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
CELINA BORGES LEMOS Escola de Arquitetura
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
096016 celinaborg@gmail.com (31)96658787
Co-Autores
ANIELLE KELLY VILELA FREITAS ARQUITETURA E URBANISMO Aluno PET
CAROLINA FURTADO PEREIRA ARQUITETURA E URBANISMO Aluno PET
ERIC FERREIRA CREVELS ARQUITETURA E URBANISMO Aluno PET
FERNANDA GOMES SARLO ANTONIO ARQUITETURA E URBANISMO Aluno PET
FELIPE CARNEVALLI DE BROT ARQUITETURA E URBANISMO Aluno PET
GABRIEL JOTA RESENDE ARQUITETURA E URBANISMO Aluno PET
LAURA FONSECA DE CASTRO ARQUITETURA E URBANISMO Aluno PET
LIVIA MARIA MOREIRA DE MORAIS ARQUITETURA E URBANISMO Aluno PET
LUIZ GUSTAVO PATARO PEREIRA ARQUITETURA E URBANISMO Aluno PET
LUIZA FERNANDA DA SILVA ARQUITETURA E URBANISMO Aluno PET
MARCELA ROSENBURG FIGUEIREDO ARQUITETURA E URBANISMO Aluno PET
RENATO BRANDAO NASCIMENTO ARQUITETURA E URBANISMO/NOTURN Aluno PET
Dados do Trabalho
Título:
PET-01  Arquitetura - Análise Crítica e Histórica da Arquitetura e do Urbanismo.
Área:
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo:
Objetivos: As atividades de ensino promovidas pelo PET?Arquitetura buscam ampliar o horizonte teórico/científico próprio do conjunto de conhecimentos adquiridos na graduação e em arquitetura e urbanismo.
As pesquisas estão relacionadas a vários temas como os aspectos críticos e históricos da arte, da arquitetura e da cidade. Essas, integradas às atividades de ensino e extensão representam ações dos bolsistas de caráter individual e de caráter coletivo.
Objetivos complementares: Estabelecer um programa de atividades participativas em termos sociais, políticos e culturais. Terão destaque este ano: encontro dos grupos PET da Região Sudeste e nacional; participação em congressos e similares; participação na UFMG Jovem; presença na Semana de Conhecimento e Cultura; e na Semana das Profissões.
Metodologia: Parte-se do pressuposto que todas as iniciativas petianas procuram valorizar a integração dos bolsistas entre si e com a comunidade local e no âmbito da UFMG. As ações de inclusão sociocultural são relacionadas a trabalhos de extensão, ensino e pesquisa que priorizam a interlocução entre vários atores envolvidos dentro e fora da unidade.
Resultados Obtidos: A conquista por parte dos bolsistas de uma maior capacidade de entendimento dos assuntos e ideias relacionadas à arquitetura, ao urbanismo e à arte em geral. Abertura de novos horizontes nas áreas através da integração da graduação com a pós-graduação. E incorporação aos estudos acadêmicos das experiências adquiridas na extensão.
Conclusões do trabalho:
O trabalho, em andamento, tem alcançado êxito, mesmo considerando os percalços advindos das dificuldades cotidianas. As metas traçadas têm sido cumpridas em sua maioria apesar da grande sobrecarga de trabalho escolar na graduação que os bolsistas enfrentam, entre outros pontos.
Palavras-Chave:
ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO, TEORIA, HISTÓRIA, ARQUITETRUA, URBANISMO, ANÁLISE CRÍTICA, CULTURA.
Instituições:
MEC/SESu/PROGRAD/UFMG.