|
|
|
|
|
|
|
|
Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
MARCELLA GUIMARAES ASSIS TIRADO |
|
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
028509 |
PMG |
mga@ufmg.br |
34094790 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
MARCELLA GUIMARAES ASSIS TIRADO |
|
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
028509 |
mga@ufmg.br |
34094790 |
|
Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
SIMONE COSTA DE ALMEIDA BASTOS |
Escola de Educacao Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional |
Professor |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
MARCIA BASTOS REZENDE |
Escola de Educacao Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional |
Professor |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
LILIANE MORAIS AMARAL |
Escola de Educacao Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional |
Professor |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
TANIA LUCIA HIROCHI |
Escola de Educacao Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional |
Professor |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
LUCIANA ASSIS COSTA |
Escola de Educacao Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional |
Professor |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
CLAUDIA DIAS SOARES ALMEIDA |
Escola de Educacao Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional |
Professor |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
PATRICIA GUIMARAES COUTO DE M AFONSO |
Escola de Educacao Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional |
Professor |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
VANESSA DE LELES PINTO |
TERAPIA OCUPACIONAL |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
MARIAH HARRY MUNDIM |
TERAPIA OCUPACIONAL |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
CATHARINA SILVA LOPES |
TERAPIA OCUPACIONAL |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ANA JULIA FERNANDES AMARAL |
TERAPIA OCUPACIONAL |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
HELEN ROSE OLIVEIRA ALVES |
TERAPIA OCUPACIONAL |
Aluno |
PMG |
Dados do Trabalho |
Título: |
PMG-019 Monitoria do departamento de Terapia Ocupacional |
Área: |
Ciências da Saúde |
Resumo: |
Introdução:O Curso de Terapia Ocupacional/UFMG tem refletido sobre estratégias que viabilizem a integração entre teoria e prática e que possibilitem melhorar a qualidade do ensino e a formação do terapeuta ocupacional. A frágil articulação entre teoria e prática no currículo antigo ainda em vigor no curso constitui um dos problemas centrais da formação. O Programa de Monitoria de Graduação (PMG) permite criar cenários de experiência prática nas disciplinas curriculares por meio da participação de um monitor bolsista que auxilia os estudantes na integração entre teoria e prática e no planejamento de ações exigidas pela disciplina. Objetivo: Discutir a percepção do monitor bolsista sobre o papel do PMG na sua formação acadêmica. Metodologia: Um questionário com 12 perguntas abertasfoi elaborado a partir da discussão com as bolsistas. Posteriormente foi respondido individualmente pelas cinco participantes e os dados foram analisados. Resultado: As respostas dos bolsistasforam agrupadas em duas categorias: 1) contribuição do monitor para a disciplina e, 2) papel do PMG na formação acadêmica do monitor.Na primeira categoria foram elencados os seguintes pontos: discussão de casos clínicos integrando teoria e prática, busca de novas estratégias de aprendizagem, troca de conhecimentos e experiências, elaboração de sugestões e críticas,discussão de trabalhos, auxílio no planejamento de aulas práticas, suporte na busca bibliográfica. Quanto ao papel do PMG na formação acadêmica do monitor destacam-se os seguintes aspectos: estimula a busca e o aprofundamento de conhecimentos, sedimenta o aprendizado, aumenta a responsabilidade, aprimora a leitura e a crítica, aprofunda conteúdos teórico-práticos de interesse, possibilita a descoberta de novos interesses e habilidades, enriqueci o currículo. Conclusão: O PMG, na percepção dos bolsistas, tem possibilitado a integração teoria-prática e reúne diversos aspectos para sedimentação da formação acadêmica do bolsista.
|
Palavras-Chave: |
terapia ocupacional, percepção, monitores do PMG, formação acadêmica |
Instituições: |
Prograd |
|