|
|
|
|
|
|
|
|
Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
KENIA LARA DA SILVA |
Escola de Enfermagem |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
213942 |
PEG |
|
34099181 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
KENIA LARA DA SILVA |
Escola de Enfermagem |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
213942 |
kenialara17@yahoo.com.br |
34099181 |
|
Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
MARIA JOSE MENEZES BRITO |
Escola de Enfermagem |
Professor |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ISABELA ARAUJO RIBEIRO |
ENFERMAGEM |
Aluno |
PEG |
Dados do Trabalho |
Título: |
PEG2011-24 Novas estratégias de ensino abordadas nas disciplinas de Gestão do Sistema de Saúde e Gerência em saúde e Enfermagem da Escola de Enfermagem da UFMG |
Área: |
Ciências da Saúde |
Resumo: |
As tecnologias e mídias são dominadas pelos jovens, dessa forma o acesso a informação se torna ilimitado e o saber não se resume a livros ou a aulas nas universidades. Portanto esses alunos demandam dos professores muito mais que o método tradicional de ensino tem a oferecer, pois esse já não acompanha mais as mudanças que acontecem no mundo. Na Enfermagem não é diferente, as universidades precisam se atualizar e entender a importância de romper com os paradigmas do ensino tradicional, pois o mercado e a sociedade carecem de profissionais com senso critico e que sejam capazes de intervir de forma eficaz nos problemas sociais inerentes a profissão. Com esse entendimento, propôs-se a adoção de novas metodologias no ensino das disciplinas de Administração no Curso de Enfermagem da UFMG. As atividades se iniciaram com uma Oficina com os professores para a construção dos mapas conceituais das disciplinas Gestão do Sistema de Saúde e Gerência em Saúde e Enfermagem. No decorrer das disciplinas, professores e alunos utilizaram jogos educativos e dinâmicas para sistematizar a construção do conhecimento. Destacou-se o Jogo da Vida Universitária proposto pelos professores como instrumento metodológico para reflexão da trajetória acadêmica dos alunos iniciantes na disciplina Gerencia em Saúde e Enfermagem e o In-DicaSUS aplicado como método avaliativo aos alunos da Disciplina Gestão do Sistema de Saúde. Foi criado um blog para expor as produções dos discentes, vídeos e fotos produzidas nas disciplinas. O blog tem se mostrado um espaço para discussões de novas estratégias de ensino e incentivo para novas produções acadêmicas. Conclui-se que o projeto tem contribuído na reflexão sobre o marco conceitual que orienta o ensino da Gestão em Saúde e Administração em Enfermagem e na inclusão de novas estratégias pedagógicas que estimulem criatividade e crítica; inovação, busca da integração curricular e desenvolvimento do ensino contextualizado priorizando aprendizagens significativas. |
Palavras-Chave: |
Ensino e aprendizagem, Enfermagem, Metodologias de ensino. |
Instituições: |
|
|
|