Tipo: Nome: Curso:
Professor ALEXANDRE MENDES CUNHA Faculdade de Ciências Econômicas
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
207845 PET 3134097223
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
ALEXANDRE MENDES CUNHA Faculdade de Ciências Econômicas
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
207845 alexandre@cedeplar.ufmg.br 3134097223
Co-Autores
BARBARA FREITAS PAGLIOTO CIENCIAS ECONOMICAS Aluno PET
JOANA DAVID AVRITZER CIENCIAS ECONOMICAS Aluno PET
FRANCISCO ZUCCHELLI LOTT CIENCIAS ECONOMICAS Aluno PET
LAISA RACHTER DE SOUSA DIAS CIENCIAS ECONOMICAS Aluno PET
LUCIANA MACIEL BIZZOTTO CIENCIAS ECONOMICAS Aluno PET
MARCOS GUSTAVO PIRES DE MELO CIENCIAS ECONOMICAS Aluno PET
LUIZA LIMA EUGENIO CIENCIAS ECONOMICAS Aluno PET
MARINA LEMOS DA COSTA VAL CIENCIAS ECONOMICAS Aluno PET
PEDRO VIANNA DA COSTA E FARIA CIENCIAS ECONOMICAS Aluno PET
TOMAS LIMA PIMENTA CIENCIAS ECONOMICAS Aluno PET
ANA PAULA LONDE SILVA CIENCIAS ECONOMICAS Aluno PET
JOSE BONIFACIO COUTO DE ANDRADA CIENCIAS ECONOMICAS Aluno PET
Dados do Trabalho
Título:
 PET-06 Ciências Econômicas
Área:
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo:
O PET-Economia realiza, para além dos trabalhos de pesquisa individuais de cada bolsista, uma série de atividades conjuntas visando a integração do ensino com a pesquisa e a extensão. Dentre estas atividades coletivas está a realização de um grupo de estudo com base em um livro escolhido pelos bolsistas no primeiro semestre de cada ano. Em 2011, o grupo trabalhou com o livro "Desigualdade Reexaminada", do Amartya Sen. Outra atividade permanente é o grupo semanal de discussão sobre temas atuais de economia. Estas duas atividades são abertas à participação dos alunos de graduação da Faculdade de Ciências Econômicas. Ainda, como tentativa de fomentar a produção acadêmica entre os alunos de graduação, o PET-Economia, juntamente com o PET-Administração, publica a Revista Multiface, que já está em seu quinto volume, número 1. Além disso, os bolsistas desenvolvem anualmente (como referido acima) monografias individuais cujo tema é de livre escolha do bolsista e participam de diversos congressos acadêmicos. Em 2011 o PET enviará representantes ao IX Congresso Brasileiro de História Econômica (Curitiba), ao XVI Encontro da Latin American and Caribbean Economic Association (Santiago) e ao XXXIX Encontro Nacional de Economia (Foz do Iguaçu). Dentre as atividades de extensão, o PET organiza as exibições semanais do Cineclube FACE, em colaboração com o Diretório Acadêmico, e elabora o Programa Oikos - a Economia no Ar, pela Rádio UFMG Educativa.
Cumpre destacar entre essas atividades, uma que exemplifica o alcance e potencialidade do trabalho desenvolvido pelo grupo. Trata-se de um Projeto de Pesquisa recentemente concluído, sobre o impacto das atividades da Pastoral da Mulher Marginalizada junto às Prostitutas do Baixo Meretrício de Belo Horizonte. A pesquisa teve duração de dois anos, dos quais a maior parte foi dedicada ao trabalho de campo dividido em aplicação de questionários, entrevistas e grupos focais. Em agosto entregamos, o relatório final com uma análise qualitativa
Palavras-Chave:
PET, Economia, Ensino, Pesquisa, Extensão