Tipo: Nome: Curso:
Professor LUIZ ARNALDO FERNANDES Instituto de Ciências Agrárias
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
155098 PEG 3821017707
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
LUIZ ARNALDO FERNANDES Instituto de Ciências Agrárias
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
155098 larnaldo@ica.ufmg.br 3821017707
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
PAULA CAMILA DE OLIVEIRA CAMPOS AGRONOMIA Aluno PEG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
ANA PAULA ROCHA SOUZA AGRONOMIA Aluno PEG
Dados do Trabalho
Título:
PEG2011-73 Experimentoteca de manejo da fertilidade e conservação do solo e da água
Área:
Ciências Agrárias
Resumo:
Durante as disciplina de Manejo e Conservação do Solo e Fertilidade e Manejo do Solo não há possibilidade de visualização de alguns fenômenos naturais relacionados ao manejo e conservação do solo e da água. A ?experimentoteca? consiste na elaboração de instrumentos ou ferramentas capazes de simular alguns desses fenômenos, de modo a facilitar o aprendizado, por meio da visualização e manuseio desses materiais e promover a conscientização da importância dos recursos naturais. Dessa forma, esse projeto tem como objetivo geral à elaboração de material didático para as disciplinas Manejo e Conservação do Solo e Fertilidade e Manejo do Solo dos cursos de graduação em Agronomia, Zootecnia, Engenharia Florestal e Engenharia Agrícola e Ambiental. No primeiro semestre letivo de 2011 foi elaborada uma apostila com práticas lúdicas de manejo de solos, que foi disponibilizada para os estudantes matriculados na disciplina Manejo e Conservação do Solo, além da realização de algumas dessas práticas durante as aulas da disciplina.  O material produzido será utilizado também em cursos de extensão, em que o tempo é um fator limitante a visualização de fenômenos naturais de manejo e conservação do solo e da água in loco e em visitas monitoradas de estudantes do ensino básico e médio da região ao Instituto de Ciências Agrárias ? ICA / UFMG, que freqüentemente solicitam visita ao Campus. No segundo semestre estão sendo desenvolvida uma maquete de um sistema hidropônico e um mostruário de rochas e minerais, que ficarão constantemente expostos no Campus. Esse material poderá ser deslocado para eventos regionais, não só com o objetivo técnico-científico mas também como meio de divulgação do ICA / UFMG.
Palavras-Chave:
Ciência do Solo, ensino