Tipo: Nome: Curso:
Professor LETICIA CALDAS TEIXEIRA Faculdade de Medicina
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
180254 PEG 3134099791
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
LETICIA CALDAS TEIXEIRA Faculdade de Medicina
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
180254 lcaldas4@gmail.com 3132259052
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
PRISCILA CAMPOS MARTINS FONOAUDIOLOGIA Aluno PRONOTURNO
Dados do Trabalho
Título:
PEG2011-49 Material didático-pedagógico para prática de promoção da saúde vocal em professores.
Área:
Ciências da Saúde
Resumo:
Introdução: Os professores usam a voz como ferramenta comunicativa e dependem dela para uma boa atuação profissional. Efeitos vocais negativos, causados pela falta de conhecimento e de prática de cuidados com a voz impõem limitações no desenvolvimento do trabalho e incidem em grande prevalência de problemas de voz nos docentes. Comumente se observa redução de atividades ou interações sociais, perda de dias de trabalho, dificuldades de comunicação e vida social, problemas emocionais e psicológicos como conseqüência direta do problema vocal. Há escassez de material didático pedagógico para o desenvolvimento da prevenção e promoção de saúde vocal para professores instigou a criação deste trabalho. O CD: ?Cuidados vocais para Professores? procura ser inovador, atrativo, e interativo. Ele será uma ferramenta mais didática, incentivadora e cativante para o trabalho na promoção e na prevenção da saúde vocal em professores. Objetivo: Criação de um CD interativo como material didático pedagógico para atuação fonoaudiológica na promoção de saúde para professores. Planejar, elaborar e ministrar palestras que visem promoção de saúde vocal para professores utilizando o material confeccionado. Metodologia: Realização de uma revisão bibliográfica sobre higiene vocal e criação do CD interativo. Resultados: Para criação do material didático pedagógico foi realizada uma revisão bibliográfica com consulta a 33 fontes sobre higiene vocal. Com base nos dados obtidos, criou-se uma cartilha com orientações vocais para professores. A partir desta cartilha estamos confeccionando o CD interativo. O conteúdo é transmitido por meio de voz narrada, imagens, jogos, testes e animações. O material será divulgado e utilizado nas aulas da graduação, nos ambulatórios de Voz da Universidade Federal de Minas Gerais e em palestras para professores da rede pública de Minas Gerais. Conclusão: O projeto encontra-se em fase de criação do CD interativo.
Palavras-Chave:
Professsores, saúde vocal, voz, fonoaudiologia, material didático pedagógico.
Instituições:
PROGRAD