Tipo: Nome: Curso:
Professor NISIO ANTONIO TEIXEIRA FERREIRA
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
224375 PEG 3196194150
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
NISIO ANTONIO TEIXEIRA FERREIRA Faculdade de Filosofia Ciências Humanas
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
224375 nisiotei@gmail.com 3196194150
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
MARIA REGINA DE PAULA MOTA Faculdade de Filosofia Ciências Humanas Professor SEM BOLSA
GABRIELA NEVES SILVEIRA COMUNICACAO SOCIAL Aluno PEG
JOSE GUILHERME CURY PANSANATO COMUNICACAO SOCIAL Aluno PEG
Dados do Trabalho
Título:
PEG2011-38 E.AR - Espaço de Aprendizado em rede para mídias digitais: Desenvolvimento, aplicação e avaliação didática de plataforma de ensino à distância, no Laboratório de Midia Eletrônica - Labmídia/UFMG
Área:
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo:
O EAR busca a criação de percursos formativos e de criação audiovisual em que os proponentes elaboram textos geradores com hiperlinks conectados a mídias diversas (textos, vídeos, imagens e áudios), possibilitando a escolha e a colaboração efetiva dos usuários, que criam seus próprios roteiros. Na fase atual, o EAR tornou-se um Programa Especial de Graduação que tem como objetivo permitir a ampliação do seu uso como ferramenta para desenvolvimento, aplicação e avaliação didática da plataforma. Assim, este protótipo da EAR Multiformato segue em fase de aprimoramento com apoio do projeto de pesquisa Novos formatos para redes móveis e mídias digitais A proposta é customizar a plataforma para demandas de pesquisa, como dos projetos Conte uma Canção e mitos de origem tupinambás, que já recebem o desenvolvimento de dois aplicativos, mas também de ensino, como no caso de algumas disciplinas do curso que poderão ter também protótipos desenvolvidos. Ainda sob o ponto de vista do ensino, as disciplinas Linguagem, Tecnologia e Produção em TV e Produção em TV reforçaram os assuntos de pesquisa discutidos nesse projeto e também em Novos formatos para redes móveis e mídias digitais projeto que reforça o aspecto da extensão, em especial no contexto dos suportes digitais. O projeto segue ainda em fase de implantação.
Palavras-Chave:
Ensino - Mídias digitais - aplicativos - aprendizado - redes