Tipo: Nome: Curso:
Professor GRAZIELA VALADARES GOMES DE M VIANNA
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
224383 PEG 3198749007
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
GRAZIELA VALADARES GOMES DE M VIANNA Faculdade de Filosofia Ciências Humanas
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
224383 grazielavmv@hotmail.com 3198749007
Co-Autores
GUSTAVO REZENDE DE MAGALHAES COMUNICACAO SOCIAL Aluno PEG
ANA CAROLINA RODARTE COM. SOCIAL-JORN E RP/NOTURNO Aluno PEG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
ELIAS PEREIRA DOS SANTOS Faculdade de Filosofia Ciências Humanas Professor SEM BOLSA
Dados do Trabalho
Título:
PEG2011-35 Conte uma canção: Criação e desenvolvimento de um programa de rádio semanal como ferramenta didática para disciplinas relacionadas ao som e ao rádio no âmbito da graduação no Departamento de Comunicação Social/DCS.
Área:
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo:
Conte uma canção é um projeto ligado à linha de pesquisa e extensão Som e Mídia, do grupo de Cinema, Televisão, Vídeo e Novas Tecnologias criada pelos professores Elias Santos, Graziela Mello Vianna e Nísio Teixeira. O projeto ? que tem como objetivo se tornar uma ferramenta didático pedagógica a ser utilizada em disciplinas que abordem o rádio, o som ou a cultura popular (como a disciplina Produção de Rádio) - surgiu como desdobramento inicial das discussões do grupo. É um programa-pílula, com cerca de sete a oito minutos de duração, que se insere diariamente na programação da rádio UFMG  e tem como objetivo apresentar, antes da execução de alguma canção, informações acerca do intérprete, do compositor, da música ou de seus respectivos e/ou combinados contextos sócio-histórico-culturais e biográficos. Por essa mesma razão, o programa também atende aos objetivos de divulgar a diversidade cultural brasileira, não só em gênero e geográfica, mas também cronologicamente, a todos os ouvintes da rádio e do programa, dentro e fora do Brasil.
A partir da participação do coordenador do Labmídia - professor Nísio Teixeira -no Encontro U40 Interaméricas patrocinado pela UNESCO e pela prefeitura de Toluca, no México, o projeto estabeleceu parcerias com instituições daquele país e, já a partir do segundo semestre, a prefeitura de Torréon, da província de Coahuila, México, resolveu adotar a proposta como estratégia de memória e política cultural junto a dez comunidades urbanas e rurais do município mexicano. Destacamos ainda no projeto o interesse pelo intercâmbio com outros países no sentido de trocar distintas experiências culturais por esse caminho sonoro, bem como a previsão de criação de um aplicativo para tablets, até o final de 2011.
Palavras-Chave:
rádio, cultura popular, canção , música popular
Instituições:
104,5 FM UFMG Educativa, Labmídia, Pró-Reitoria de Graduação, Pró-Reitoria de Pesquisa, Pró-Reitoria de Extensão, Fundação Universitária Mendes Pimentel,prefeitura de Torréon, PROGRAD , PROEX, Labmídia