Tipo: Nome: Curso:
Professor CARLA APARECIDA SPAGNOL Escola de Enfermagem
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
136190 SEM BOLSA spagnol@ufmg.br 87563050
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
CARLA APARECIDA SPAGNOL Escola de Enfermagem
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
136190 spagnol@ufmg.br 87563050
Co-Autores
RENATA LACERDA MARQUES ENFERMAGEM Aluno SEM BOLSA
ELIANE MARINA PALHARES GUIMARAES Escola de Enfermagem Professor SEM BOLSA
SOLANGE CERVINHO BICALHO GODOY Escola de Enfermagem Professor SEM BOLSA
Sara Shirley Belo Lança Prograd UFMG Externo SEM BOLSA
Dados do Trabalho
Título:
PROJETO ACADÊMICO 06-Produção de material didático: Análise de situações de conflito nas organizações de saúde
Área:
Ciências da Saúde
Resumo:
Nas organizações de saúde, tendo em vista a complexidade das relações estabelecidas, é desejável que os profissionais possuam habilidades que os tornem aptos a gerirem conflitos advindos das relações interpessoais. Para tanto, se faz necessário que o tema gerenciamento de conflitos seja ministrado aos graduandos da área da saúde, principalmente aqueles que irão coordenar equipes, de modo a desenvolverem precocemente habilidades e senso crítico no trabalho. Nesse contexto, a disciplina optativa Análise de Situações de Conflito no Contexto das Organizações de Saúde, que faz parte de um Projeto de Ensino de Produção de Material Didático, se propõe a discutir o conflito organizacional, desenvolvendo a visão critico-reflexiva dos acadêmicos da área da saúde. Como instrumento de ensino foi elaborado um material multimidiático sobre a referida temática composto por: slides, texto, exercício-banco de situações de conflito e o vídeo de uma situação real de conflito. No segundo semestre de 2011, a disciplina será oferecida na modalidade a distância, utilizando como ferramenta a Plataforma Moodle e fazendo interface com o referido material didático. Essa modalidade de ensino busca, por meio do ambiente virtual, a interação, a troca de experiências e a aprendizagem. Para o desenvolvimento da disciplina foram propostos fóruns virtuais, wiki e tarefas a partir de algumas mídias tais como análise do vídeo e das situações reais disponíveis no Banco de Situações de Conflito. Ressalta-se que o material multimidiático produzido está sendo aperfeiçoado para a futura elaboração de um site sobre conflito organizacional. Com a produção do material didático, a partir de situações reais, para ser utilizado na educação a distancia pretende-se aproximar os alunos da realidade dos serviços de saúde. Essa abordagem propiciará uma discussão coletiva e a projeção nas situações apresentadas, levando-os a identificar possíveis estratégias de intervenção sobre o conflito organizacional.
Palavras-Chave:
educação em enfermagem; ensino superior; gerência; administração de recursos humanos
Instituições:
Prograd/GIZ