|
|
|
|
|
|
|
|
Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
CARLA APARECIDA SPAGNOL |
Escola de Enfermagem |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
136190 |
SEM BOLSA |
spagnol@ufmg.br |
87563050 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
CARLA APARECIDA SPAGNOL |
Escola de Enfermagem |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
136190 |
spagnol@ufmg.br |
87563050 |
Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
RENATA LACERDA MARQUES |
ENFERMAGEM |
Aluno |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ELIANE MARINA PALHARES GUIMARAES |
Escola de Enfermagem |
Professor |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
SOLANGE CERVINHO BICALHO GODOY |
Escola de Enfermagem |
Professor |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
Sara Shirley Belo Lança |
Prograd UFMG |
Externo |
SEM BOLSA |
Dados do Trabalho |
Título: |
PROJETO ACADÊMICO 06-Produção de material didático: Análise de situações de conflito nas organizações de saúde |
Área: |
Ciências da Saúde |
Resumo: |
Nas organizações de saúde, tendo em vista a complexidade das relações estabelecidas, é desejável que os profissionais possuam habilidades que os tornem aptos a gerirem conflitos advindos das relações interpessoais. Para tanto, se faz necessário que o tema gerenciamento de conflitos seja ministrado aos graduandos da área da saúde, principalmente aqueles que irão coordenar equipes, de modo a desenvolverem precocemente habilidades e senso crítico no trabalho. Nesse contexto, a disciplina optativa Análise de Situações de Conflito no Contexto das Organizações de Saúde, que faz parte de um Projeto de Ensino de Produção de Material Didático, se propõe a discutir o conflito organizacional, desenvolvendo a visão critico-reflexiva dos acadêmicos da área da saúde. Como instrumento de ensino foi elaborado um material multimidiático sobre a referida temática composto por: slides, texto, exercício-banco de situações de conflito e o vídeo de uma situação real de conflito. No segundo semestre de 2011, a disciplina será oferecida na modalidade a distância, utilizando como ferramenta a Plataforma Moodle e fazendo interface com o referido material didático. Essa modalidade de ensino busca, por meio do ambiente virtual, a interação, a troca de experiências e a aprendizagem. Para o desenvolvimento da disciplina foram propostos fóruns virtuais, wiki e tarefas a partir de algumas mídias tais como análise do vídeo e das situações reais disponíveis no Banco de Situações de Conflito. Ressalta-se que o material multimidiático produzido está sendo aperfeiçoado para a futura elaboração de um site sobre conflito organizacional. Com a produção do material didático, a partir de situações reais, para ser utilizado na educação a distancia pretende-se aproximar os alunos da realidade dos serviços de saúde. Essa abordagem propiciará uma discussão coletiva e a projeção nas situações apresentadas, levando-os a identificar possíveis estratégias de intervenção sobre o conflito organizacional. |
Palavras-Chave: |
educação em enfermagem; ensino superior; gerência; administração de recursos humanos |
Instituições: |
Prograd/GIZ |
|
|