Tipo: Nome: Curso:
Externo Eduardo Gontijo Carrano
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
egcarrano PMG 34093413
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
EDUARDO GONTIJO CARRANO Escola de Engenharia
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
652679 egcarrano@ufmg.br 34093413
Co-Autores
ELIAKIM MACEDO WERNER ENGENHARIA ELETRICA Aluno PMG
HENRIQUE BIANCO PINHEIRO ENGENHARIA ELETRICA Aluno PMG
JONAS ISAAC SILVEIRA BARRETO ENGENHARIA ELETRICA Aluno PMG
LUDILAYNE DE ANDRADE SOARES ARQUITETURA E URBANISMO Aluno PMG
LUNA LEAO GLORIA ENGENHARIA ELETRICA Aluno PMG
PEDRO HENRIQUE COELHO MACHADO ENGENHARIA ELETRICA Aluno PMG
RAI BEIRAO AUGUSTO DOS SANTOS ENGENHARIA ELETRICA Aluno PMG
Dados do Trabalho
Título:
PMG-032 Programa de Monitoria do Departamento de Engenharia Elétrica
Área:
Engenharias
Resumo:
O programa de monitoria do Dep. de Eng. Elétrica conta atualmente com sete monitores, que auxiliam no desenvolvimento das atividades de seis das disciplinas que constituem encargo para o departamento. Este programa tem como principais objetivos a melhoria contínua na prática pedagógica de ensino; a manutenção e adequação da infra-estrutura de laboratórios; o atendimento diferenciado às características distintas de aprendizagem dos alunos; a disponibilização aos alunos das instalações fora do horário de aulas e a extensão do período de atendimento extraclasse aos alunos. Além disso, esse programa tem um forte caráter de formador de recursos humanos, uma vez permite que ao bolsista vivenciar novas experiências, como a participação ativa no desenvolvimento de um processo de ensino e o reforço da sua formação prática e teórica na disciplina em que está sendo realizada a monitoria. Acredita-se que estas experiências possam melhorar a formação do futuro profissional.
As atividades dos bolsistas dividem-se entre práticas e teóricas. Nas disciplinas práticas, os bolsistas acompanham os alunos na realização de atividades laboratoriais, dão suporte na supervisão das aulas além de auxiliar nos procedimentos de utilização do laboratório e na execução de trabalhos práticos fora dos horários de aula. Já nas disciplinas teóricas, os bolsistas dão suporte aos alunos no desenvolvimento das tarefas extraclasse por meio de atendimento eletrônico e pessoal e auxiliam na elaboração e revisão de material didático das disciplinas. Podem-se destacar como principais resultados da implantação desse programa: a melhoria da qualidade dos cursos, com o maior suporte e estrutura oferecidos aos alunos; a possibilidade de vivenciar uma primeira experiência de atuação docente; e o crescimento das habilidades de relações interpessoais e profissionais por parte dos bolsistas.
Palavras-Chave:
Monitoria, Eng. Elétrica, Circuitos Elétricos, Eletrotécnica, Aulas Práticas, Disciplinas Teóricas
Instituições: