Tipo: Nome: Curso:
Professor ALINE CRISTINE SOUZA LOPES Escola de Enfermagem
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
189596 PEG 34099179
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
ALINE CRISTINE SOUZA LOPES Escola de Enfermagem
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
189596 aline@enf.ufmg.br 34099179
Co-Autores
ALINE VIVEIROS CIENCIA DA NUTRICAO Aluno PEG
BRUNA VIEIRA DE LIMA COSTA ENFERMAGEM/D Aluno SEM BOLSA
RAQUEL DE DEUS MENDONÇA ENFERMAGEM/M Aluno SEM BOLSA
VIVIANE FERREIRA ZANIRATI ENFERMAGEM/M Aluno SEM BOLSA
LUANA CAROLINE DOS SANTOS Escola de Enfermagem Professor SEM BOLSA
Dados do Trabalho
Título:
PEG2011-22 EXPERIÊNCIA DE PARTICIPAÇÃO EM PROGRAMA ESPECIAL DE GRADUAÇÃO ? (PEG): APRENDIZADOS E DESAFIOS.
Área:
Ciências da Saúde
Resumo:
Introdução: O Programa Especial de Graduação (PEG) oportuniza aos alunos participar em diferentes projetos com o intuito de desenvolver e aplicar novas metodologias de ensino e produzir material didático para os cursos de graduação. Essa experiência favorece ao aluno conhecer diferentes cenários da graduação e o incremento dos cursos da UFMG.
Objetivos: Descrever os aprendizados e desafios da experiência de participação no projeto ?Contribuições do Estágio Supervisionado em Saúde Coletiva do Curso de Nutrição da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG? inserido no PEG. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência da participação discente no PEG desde a implantação do referido projeto. A acadêmica do curso de Nutrição foi designada a desenvolver diferentes atividades, tais como: revisão bibliográfica da temática em estudo, organização dos instrumentos para coleta de dados, aplicação dos questionários aos alunos participantes da disciplina ?Estágio Supervisionado em Saúde Coletiva? e consequente tabulação de dados para análises. Para todas as etapas houve capacitação prévia da acadêmica envolvida.
Resultados: As atividades desenvolvidas permitiram o aprendizado de metodologia científica e possibilitaram melhoria técnica e pedagógica da aluna envolvida. Ademais, foi evidenciada a importância e desafio de avaliações frequentes das disciplinas oferecidas aos cursos de graduação, tal como o estágio supervisionado aqui envolvido, visando a proposição de modificações pedagógicas e a adequação da disciplina para melhor contribuição para a formação profissional do aluno.
Conclusão: A inserção de alunos nos PEG é uma importante ferramenta para estimulá-los a refletir sobre as metodologias envolvidas no processo de graduação, além de favorecer a aquisição de habilidades como senso crítico e olhar investigador que os auxiliarão para além do projeto desenvolvido, tanto no âmbito acadêmico como sob a ótica de um futuro profissional.
Palavras-Chave:
Programa Especial de Graduação, Relato de experiência, Nutrição