Tipo: Nome: Curso:
Professor LUIZ ALEX SILVA SARAIVA Faculdade de Ciências Econômicas
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
223735 SEM BOLSA (31)34097235
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
LUIZ ALEX SILVA SARAIVA Faculdade de Ciências Econômicas
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
223735 saraiva@face.ufmg.br (31)34097235
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
ALEXSANDRA NASCIMENTO DA SILVA ADMINISTRACAO/DIURNO Aluno SEM BOLSA
Dados do Trabalho
Título:
PROJETO ACADÊMICO 07-COMUNICAÇÃO EM NÃO-LUGARES ORGANIZACIONAIS: UM ESTUDO SOBRE LINGUAGENS E SIGNIFICAÇÕES
Área:
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo:
O espaço organizacional é carregado de significados e de simbolismos. O lugar de um indivíduo, assim, está associado a uma identidade, que possibilita o desenvolvimento de relacionamentos e a construção de uma história associada ao que é tido como aceitável e legítimo naquele ambiente. O que se não se encaixa nesse sentido fica à margem, fomentando uma dinâmica organizacional marginal, na qual se manifesta uma comunicação, também, marginal. O objetivo desse estudo foi analisar de que maneira as manifestações da comunicação expressam relações sociais nos espaços da organização, tendo sido feita uma pesquisa iconográfica em banheiros de nove unidades da UFMG. Esses espaços foram escolhidos por constituírem não-lugares organizacionais, possibilitando condições para a expressão fora das normas vigentes nos demais lugares da organização. A pesquisa, baseada em fotografias em banheiros masculinos e femininos, identificou e mapeou grafitos e textos ali presentes, tendo sido feita uma análise semiótica que permitiu sua classificação conforme seus conteúdos. Os principais resultados revelam que a posição de anonimato e o fato de, momentaneamente, estarem desgarrados dos laços sociais hegemônicos na organização, permite que as pessoas escrevam em portas e paredes se insultando, agendando encontros, e tratem de assuntos que são verdadeiros tabus, como as recorrentes e explícitas referências à sexualidade. As conclusões problematizam os espaços da organização, e as restrições para a expressão simbólica em diversos níveis. Não é casual que os banheiros veiculem toda uma comunicação subterrânea, o que sugere a restrição de canais para a livre expressão. A funcionalidade da construção organizacional, assim, instrumentaliza as possibilidades de manifestação social, relegando a um plano marginal qualquer tipo de expressão que não seja estritamente vinculada ao que está de acordo com os objetivos da organização, reduzindo as pessoas ao projeto organizacional.
Palavras-Chave:
Comunicação. Não-lugares. Organizações. Linguagens. Significados.
Instituições:
Sem financiamento (Iniciação científica voluntária)