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Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
MARIA MONICA FREITAS RIBEIRO |
Faculdade de Medicina |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
111333 |
PEG |
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3198040143 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
MARIA MONICA FREITAS RIBEIRO |
Faculdade de Medicina |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
111333 |
mmonica@medicina.ufmg.br |
3198040143 |
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Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
MARCIA BRITO BRASIL |
MEDICINA |
Aluno |
PEG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ERICA BORGATTI MOURA |
MEDICINA |
Aluno |
PEG |
Dados do Trabalho |
Título: |
PEG2011-44 FACULDADE DE MEDICINA Departamento de Clínica Médica: Proposta de produção de material didático para reestruturação, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina e implantação do mesmo na plataforma UFMG Virtual (Moodle), da disciplina obrigatória ?Semiologia Médica I ? Módulo Adulto? do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG |
Área: |
Ciências da Saúde |
Resumo: |
O módulo de adultos da disciplina de Semiologia Médica I é teórico-prático, para pequenos grupos, em consultórios médicos com atendimento de pacientes, o que exige várias subturmas sob responsabilidade de grande número de professores médicos. Os objetivos da disciplina são bem definidos, entretanto o problema apresentado pelo paciente e a abordagem do professor são diversos. Em avaliação pelos discentes das duas últimas turmas, a prática de atendimento médico foi, geralmente, bem avaliada. A principal queixa foi o não cumprimento de um programa teórico mínimo. Embora ele já exista, seu cumprimento pelos professores é heterogêneo, a despeito de prova final unificada. Além disso, a partir da avaliação do desempenho dos estudantes de Medicina da UFMG no ENADE, foram detectadas falhas na explicitação de alguns conteúdos considerados transversais durante o curso, o que gerou um projeto departamental para sua inserção. Com objetivo de facilitar a oferta desses conteúdos para todos os grupos, foi proposta a monitoria PEG. São funções dos monitores: disponibilizar na plataforma moodle o material didático que garanta o acesso ao conteúdo teórico para todos os alunos matriculados na disciplina e o treinamento deles para o uso da plataforma. A monitoria se iniciou este ano e até o momento os monitores participaram da oficina de capacitação do moodle, de discussões acerca das Diretrizes Curriculares e do ENADE, e sobre o planejamento para a inserção dos conteúdos dos eixos transdiciplinares. Discutiram sobre quais os recursos da plataforma Moodle serão mais adequados para disponibilizar o material didático. A partir da oficina de capacitação, os monitores estão orientando os alunos sobre como usufruir melhor dos ambientes da disciplina no moodle. Espera-se que, com a disponibilização de material didático e o uso adequado da plataforma, o conteúdo teórico da disciplina e os conteúdos transversais se tornem mais homogêneos para todas as subturmas. |
Palavras-Chave: |
Ensino Médico, Semiologia Médica, Reforma Curricular |
Instituições: |
Prograd UFMG (bolsas PEG) |
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