Autor
Tipo: Nome: Curso:
Professor MARIA MONICA FREITAS RIBEIRO Faculdade de Medicina
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
111333 PEG 3198040143
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
MARIA MONICA FREITAS RIBEIRO Faculdade de Medicina
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
111333 mmonica@medicina.ufmg.br 3198040143
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
MARCIA BRITO BRASIL MEDICINA Aluno PEG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
ERICA BORGATTI MOURA MEDICINA Aluno PEG
Dados do Trabalho
Título:
PEG2011-44 FACULDADE DE MEDICINA Departamento de Clínica Médica: Proposta de produção de material didático para reestruturação, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina e implantação do mesmo na plataforma UFMG Virtual (Moodle), da disciplina obrigatória ?Semiologia Médica I ? Módulo Adulto? do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG
Área:
Ciências da Saúde
Resumo:
O módulo de adultos da disciplina de Semiologia Médica I é teórico-prático, para pequenos grupos, em consultórios médicos com atendimento de pacientes, o que exige várias subturmas sob responsabilidade de grande número de professores médicos. Os objetivos da disciplina são bem definidos, entretanto o problema apresentado pelo paciente e a abordagem do professor são diversos. Em avaliação pelos discentes das duas últimas turmas, a prática de atendimento médico foi, geralmente, bem avaliada. A principal queixa foi o não cumprimento de um programa teórico mínimo. Embora ele já exista, seu cumprimento pelos professores é heterogêneo, a despeito de prova final unificada. Além disso, a partir da avaliação do desempenho dos estudantes de Medicina da UFMG no ENADE, foram detectadas falhas na explicitação de alguns conteúdos considerados transversais durante o curso, o que gerou um projeto departamental para sua inserção. Com objetivo de facilitar a oferta desses conteúdos para todos os grupos, foi proposta a monitoria PEG. São funções dos monitores: disponibilizar na plataforma moodle o material didático que garanta o acesso ao conteúdo teórico para todos os alunos matriculados na disciplina e o treinamento deles para o uso da plataforma. A monitoria se iniciou este ano e até o momento os monitores participaram da oficina de capacitação do moodle, de discussões acerca das Diretrizes Curriculares e do ENADE,  e sobre o planejamento para a inserção dos conteúdos dos eixos transdiciplinares. Discutiram sobre quais os recursos da plataforma Moodle serão mais adequados para disponibilizar o material didático. A partir da oficina de capacitação, os monitores estão  orientando  os alunos sobre como usufruir melhor dos ambientes da disciplina no moodle. Espera-se que, com a disponibilização de material didático e o uso adequado da plataforma, o conteúdo teórico da disciplina e os conteúdos transversais se tornem mais homogêneos para todas as subturmas.
Palavras-Chave:
Ensino Médico, Semiologia Médica, Reforma Curricular
Instituições:
Prograd UFMG (bolsas PEG)