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Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
MARGARIDA MARIA DA C SMITH MAIA |
Faculdade de Medicina |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
071986 |
PEG |
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(31)34829129 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
MARGARIDA MARIA DA C SMITH MAIA |
Faculdade de Medicina |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
071986 |
margamaia@uol.com.br |
(31)34829129 |
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Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
IVAN FERREIRA REZENDE |
MEDICINA |
Aluno |
PEG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
VALTER VILELA DA COSTA |
MEDICINA |
Aluno |
PEG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ANELISE IMPELIZIERE NOGUEIRA |
Faculdade de Medicina |
Professor |
SEM BOLSA |
Dados do Trabalho |
Título: |
PEG2011-43 Produção de material didático e sua implantação na plataforma UFMG Virtual (moodle), da disciplina Semiologia Medica 2 de adultos (SEM2) |
Área: |
Ciências da Saúde |
Resumo: |
A disciplina SEM2 envolve quase só o ensino prático do exame físico em pacientes reais. A teoria é heterogênea, ministrada em GDs e aulas teóricas, o que prejudica o aluno na aquisição de conhecimentos. Na reestruturação curricular há previsão da integração entre as SEM 1 e 2, utilização de recursos didáticos mais atuais, não disponíveis no momento. A interação do aluno através do moodle será incentivada em discussão de casos clínicos, textos e vídeos. Os objetivos do PEG, de acordo com a reforma curricular, são: utilização de recursos tecnológicos pela plataforma moodle, disponibilizando material didático virtual e dinâmico. Inserir e atualizar conteúdos no ambiente da SEM 2 que facilite o aprendizado, avaliar avanços e dificuldades da implantação do moodle. Método: os monitores participaram em oficina de capacitação no moodle e realizaram fóruns virtuais acerca do Enade e das Diretrizes Curriculares. Foram realizadas reuniões com os coordenadores de disciplinas e também com a chefe e sub-chefe do Departamento de Clínica Médica. Discutiram-se as tarefas a serem realizadas, as dificuldades a serem enfrentadas na implantação do moodle, dificuldades técnicas da equipe e do sistema e a falta de adesão dos docentes e discentes ao projeto, por falta de conhecimento. Conclusão: com o amadurecimento do projeto e a melhor divulgação do mesmo entre os alunos, a plataforma moodle se constituirá em uma ferramenta didática eficiente e interativa, contribuindo para a formação de um profissional ético, humano, com conhecimentos sólidos de semiologia e da ciência médica. O feedback em relação ao projeto será obtido através de fóruns de discussão no próprio ambiente virtual. A participação dos alunos nesse fórum, por si só, já será um indicador de sucesso do programa de divulgação e utilização dessas novas ferramentas no processo de aprendizado da semiologia médica de adultos. |
Palavras-Chave: |
Semiologia médica 2 adulto; ensino; UFMG virtual; plataforma (moodle) |
Instituições: |
PROGRAD/UFMG |
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