Tipo: Nome: Curso:
Professor MARGARIDA MARIA DA C SMITH MAIA Faculdade de Medicina
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
071986 PEG (31)34829129
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
MARGARIDA MARIA DA C SMITH MAIA Faculdade de Medicina
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
071986 margamaia@uol.com.br (31)34829129
Co-Autores
IVAN FERREIRA REZENDE MEDICINA Aluno PEG
VALTER VILELA DA COSTA MEDICINA Aluno PEG
ANELISE IMPELIZIERE NOGUEIRA Faculdade de Medicina Professor SEM BOLSA
Dados do Trabalho
Título:
PEG2011-43 Produção de material didático e sua implantação na plataforma UFMG Virtual (moodle), da disciplina Semiologia Medica 2 de adultos (SEM2)
Área:
Ciências da Saúde
Resumo:
A disciplina SEM2 envolve quase só o ensino prático do exame físico em pacientes reais. A teoria é heterogênea, ministrada em GDs e aulas teóricas, o que prejudica o aluno na aquisição de conhecimentos. Na reestruturação curricular há previsão da integração entre as SEM 1 e 2, utilização de recursos didáticos mais atuais, não disponíveis no momento. A interação do aluno através do moodle será incentivada em discussão de casos clínicos, textos e vídeos. Os objetivos do PEG, de acordo com a reforma curricular, são: utilização de recursos tecnológicos pela plataforma moodle, disponibilizando material didático virtual e dinâmico. Inserir e atualizar conteúdos no ambiente da SEM 2 que facilite o aprendizado, avaliar avanços e dificuldades da implantação do moodle. Método: os monitores participaram  em oficina de capacitação no moodle e realizaram fóruns virtuais acerca do Enade e das Diretrizes Curriculares. Foram realizadas reuniões com os coordenadores de disciplinas e também com a chefe  e sub-chefe do Departamento de Clínica Médica. Discutiram-se as tarefas a serem realizadas, as dificuldades a serem enfrentadas na implantação do moodle, dificuldades técnicas da equipe e do sistema e a falta de adesão dos docentes e discentes ao projeto, por falta de conhecimento. Conclusão: com o amadurecimento do projeto e a melhor divulgação do mesmo entre os alunos, a plataforma moodle se constituirá em uma ferramenta didática eficiente e interativa, contribuindo para a formação de um profissional ético, humano, com conhecimentos sólidos de semiologia e da ciência médica. O feedback em relação ao projeto será obtido através de fóruns de discussão no próprio ambiente virtual. A participação dos alunos nesse fórum, por si só, já será um indicador de sucesso do programa de divulgação e utilização dessas novas ferramentas no processo de aprendizado da semiologia médica de adultos.
Palavras-Chave:
Semiologia médica 2 adulto; ensino; UFMG virtual; plataforma (moodle)
Instituições:
PROGRAD/UFMG