|
|
|
|
|
|
|
|
Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
MONICA PEDROSA DE PADUA |
Escola de Música |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
154504 |
PMG |
|
3132812097 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
MONICA PEDROSA DE PADUA |
Escola de Música |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
154504 |
monicapedrosa@ufmg.br |
3132812097 |
|
Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
LUCIANA MONTEIRO DE CASTRO SILVA DUTRA |
Escola de Música |
Professor |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
MARGARIDA MARIA BORGHOFF |
Escola de Música |
Professor |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ADRIANO LOPES SOBRINHO |
MUSICA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
FERNANDO SILVESTRE DE BRITO |
MUSICA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
IGOR OLIVEIRA FRANCO |
MUSICA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
JULIANO DE MAGALHAES CAVALCANTI DINELLI LOPES |
MUSICA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
SAMUEL FREDERICO FERREIRA DE RESENDE |
MUSICA |
Aluno |
PMG |
Dados do Trabalho |
Título: |
PMG-039 Monitoria em disciplinas e atividades ligadas à correpetição de cantores, vinculadas às áreas de Canto e Piano da Escola de Música da UFMG |
Área: |
Lingüística, Letras e Artes |
Resumo: |
Este projeto tem como objetivo geral apoiar e melhorar a qualidade das disciplinas e atividades de música que necessitam da atuação conjunta de cantores e pianistas. Os objetivos específicos são: permitir ao aluno de graduação em piano o desenvolvimento de atividades junto aos alunos de piano e de canto; ampliar a formação do aluno de piano por meio de atuação prática e teórica em área de grande demanda profissional; permitir ao aluno de piano aprofundamento nos seus conhecimentos pianísticos pela prática de repertório de conjunto; melhorar a qualidade do ensino do canto e de matérias correlatas por meio de suporte aos professores e alunos; oferecer aos alunos de canto a possibilidade de atingirem um grau de excelência acadêmica em sua área por meio do aprendizado em conjunto com um pianista correpetidor. A metodologia consiste de apoio ao professor e ao aluno de canto em sala de aula por meio da realização de atividades supervisionadas, tais como: leitura à primeira vista, leitura com redução da parte do piano, leitura da parte musical e literária da linha do canto e adequação de dinâmica, timbre e agógica; estudo individual de obras significativas do repertório; estudo com o cantor para auxílio na preparação do repertório indicado e acompanhamento do aluno de canto durante as provas das disciplinas estipuladas. Como resultados obtidos, verificou-se o atendimento à quase totalidade dos alunos da disciplina Canto, com a realização de mais de 77 obras musicais pertencentes aos programas da disciplina, bem como o acompanhamento de alunos de canto nas provas finais. Conclui-se que o presente trabalho vem proporcionando desenvolvimento considerável tanto para os pianistas envolvidos quanto para os cantores, ampliando o seu conhecimento de repertório, a sua leitura musical, a excelência de sua execução, o seu domínio técnico e aprimoramento artístico, bem como a sua capacidade de trabalho em conjunto. |
Palavras-Chave: |
Música, Canto lírico, Piano, Correpetição, Música de câmara |
Instituições: |
PROGRAD |
|
|