Autor
Tipo: Nome: Curso:
Professor MONICA PEDROSA DE PADUA Escola de Música
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
154504 PMG 3132812097
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
MONICA PEDROSA DE PADUA Escola de Música
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
154504 monicapedrosa@ufmg.br 3132812097
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
LUCIANA MONTEIRO DE CASTRO SILVA DUTRA Escola de Música Professor SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
MARGARIDA MARIA BORGHOFF Escola de Música Professor SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
ADRIANO LOPES SOBRINHO MUSICA Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
FERNANDO SILVESTRE DE BRITO MUSICA Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
IGOR OLIVEIRA FRANCO MUSICA Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
JULIANO DE MAGALHAES CAVALCANTI DINELLI LOPES MUSICA Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
SAMUEL FREDERICO FERREIRA DE RESENDE MUSICA Aluno PMG
Dados do Trabalho
Título:
PMG-039 Monitoria em disciplinas e atividades ligadas à correpetição de cantores, vinculadas às áreas de Canto e Piano da Escola de Música da UFMG
Área:
Lingüística, Letras e Artes
Resumo:
Este projeto tem como objetivo geral apoiar e melhorar a qualidade das disciplinas e atividades de música que necessitam da atuação conjunta de cantores e pianistas. Os objetivos específicos são: permitir ao aluno de graduação em piano o desenvolvimento de atividades junto aos alunos de piano e de canto; ampliar a formação do aluno de piano por meio de atuação prática e teórica em área de grande demanda profissional; permitir ao aluno de piano aprofundamento nos seus conhecimentos pianísticos pela prática de repertório de conjunto; melhorar a qualidade do ensino do canto e de matérias correlatas por meio de suporte aos professores e alunos; oferecer aos alunos de canto a possibilidade de atingirem um grau de excelência acadêmica em sua área por meio do aprendizado em conjunto com um pianista correpetidor. A metodologia consiste de apoio ao professor e ao aluno de canto em sala de aula por meio da realização de atividades supervisionadas, tais como: leitura à primeira vista, leitura com redução da parte do piano, leitura da parte musical e literária da linha do canto e adequação de dinâmica, timbre e agógica; estudo individual de obras significativas do repertório; estudo com o cantor para auxílio na preparação do repertório indicado e acompanhamento do aluno de canto durante as provas das disciplinas estipuladas. Como resultados obtidos, verificou-se o atendimento à quase totalidade dos alunos da disciplina Canto, com a realização de mais de 77 obras musicais pertencentes aos programas da disciplina, bem como o acompanhamento de alunos de canto nas provas finais. Conclui-se que o presente trabalho vem proporcionando desenvolvimento considerável tanto para os pianistas envolvidos quanto para os cantores, ampliando o seu conhecimento de repertório, a sua leitura musical, a excelência de sua execução, o seu domínio técnico e aprimoramento artístico, bem como a sua capacidade de trabalho em conjunto.
Palavras-Chave:
Música, Canto lírico, Piano, Correpetição, Música de câmara
Instituições:
PROGRAD