|
|
|
|
|
|
|
|
Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
ANA CLAUDIA DE ASSIS |
Escola de Música |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
14326X |
PMG |
|
34094707 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
ANA CLAUDIA DE ASSIS |
Escola de Música |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
14326X |
anaclaudia@ufmg.br |
34094707 |
|
Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
MURILO BARBOSA DA SILVA |
MUSICA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ALVARO HERINGER VILELA |
MUSICA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
FELIPE MENDES DE VASCONCELOS |
MUSICA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
GLAURA LUCAS |
Escola de Música |
Professor |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ANGELO NONATO NATALE CARDOSO |
Escola de Música |
Professor |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ROSANGELA PEREIRA DE TUGNY |
Escola de Música |
Professor |
PMG |
Dados do Trabalho |
Título: |
PMG-040 Monitoria do Departamento de Teoria Geral da Música |
Área: |
Lingüística, Letras e Artes |
Resumo: |
O presente projeto de monitoria tem por objetivo promover a melhoria da qualidade de ensino das disciplinas obrigatórias dos núcleos de História da Música, Estruturação da Linguagem Musical e Música e Pedagogia: Historiografia musical, Música como Linguagem, Música e Suporte, Música e Rituais, Percepção Musical, Oficina Pedagógica, Fundamentos de Harmonia. Outro objetivo do projeto é contribuir para a introdução do aluno na prática docente através de atividades didáticas orientadas. Para atingi-los os bolsistas auxiliam a preparação de aulas e provas bem como a correção de trabalhos; participam na exposição de conteúdos específicos em sala de aula; traduzem textos de referência; fazem levantamento bibliográfico e discográfico; compilam gravações e montam apresentações áudio-visuais;desenvolvem bancos de dados contendo técnicas e atividades didático-musicais; estão disponíveis para atendimento individual a alunos das disciplinas monitoradas visando esclarecimento do conteúdo ministrado em sala de aula. O projeto atende cerca de 225 alunos divididos entre alunos regulares do curso de Música (bacharelado e licenciatura) e alunos de outras unidades. Observa-se que a presença dos monitores nas aulas facilita a interlocução entre professor e aluno; otimiza a operacionalidade das disciplinas; e permite o acompanhamento dos alunos em suas particularidades. Uma vez que as disciplinas contempladas estão diretamente relacionadas com os projetos de pesquisa na área de Musicologia e Educação Musical desenvolvidos pelos professores/orientadores, o projeto promove também a aproximação da graduação e pós-graduação. |
Palavras-Chave: |
Musicologia, Educação Musical, História e Música, Percepção Musical, Fundamentos de Harmonia |
Instituições: |
|
|
|