Autor
Tipo: Nome: Curso:
Professor ANA CLAUDIA DE ASSIS Escola de Música
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
14326X PMG 34094707
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
ANA CLAUDIA DE ASSIS Escola de Música
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
14326X anaclaudia@ufmg.br 34094707
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
MURILO BARBOSA DA SILVA MUSICA Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
ALVARO HERINGER VILELA MUSICA Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
FELIPE MENDES DE VASCONCELOS MUSICA Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
GLAURA LUCAS Escola de Música Professor PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
ANGELO NONATO NATALE CARDOSO Escola de Música Professor PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
ROSANGELA PEREIRA DE TUGNY Escola de Música Professor PMG
Dados do Trabalho
Título:
PMG-040 Monitoria do Departamento de Teoria Geral da Música
Área:
Lingüística, Letras e Artes
Resumo:
O presente projeto de monitoria tem por objetivo promover a melhoria da qualidade de ensino das disciplinas obrigatórias dos núcleos de História da Música, Estruturação da Linguagem Musical e Música e Pedagogia: Historiografia musical, Música como Linguagem, Música e Suporte, Música e Rituais, Percepção Musical, Oficina Pedagógica, Fundamentos de Harmonia. Outro objetivo do projeto é contribuir para a introdução do aluno na prática docente através de atividades didáticas orientadas. Para atingi-los os bolsistas auxiliam a preparação de aulas e provas bem como a correção de trabalhos; participam na exposição de conteúdos específicos em sala de aula; traduzem textos de referência; fazem levantamento bibliográfico e discográfico; compilam gravações e montam apresentações áudio-visuais;desenvolvem bancos de dados contendo técnicas e atividades didático-musicais; estão disponíveis para atendimento individual a alunos das disciplinas monitoradas visando esclarecimento do conteúdo ministrado em sala de aula. O projeto atende cerca de 225 alunos divididos entre alunos regulares do curso de Música (bacharelado e licenciatura) e alunos de outras unidades. Observa-se que a presença dos monitores nas aulas facilita a interlocução entre professor e aluno; otimiza a operacionalidade das disciplinas; e permite o acompanhamento dos alunos em suas particularidades. Uma vez que as disciplinas contempladas estão diretamente relacionadas com os projetos de pesquisa na área de Musicologia e Educação Musical desenvolvidos pelos professores/orientadores, o projeto promove também a aproximação da graduação e pós-graduação.
Palavras-Chave:
Musicologia, Educação Musical, História e Música, Percepção Musical, Fundamentos de Harmonia
Instituições: