Tipo: Nome: Curso:
Professor ANNETTE SOUZA SILVA MARTINS DA COSTA Escola de Enfermagem
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
015490 PMG 34099851
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
ANNETTE SOUZA SILVA MARTINS DA COSTA Escola de Enfermagem
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
015490 annette@enf.ufmg.br 34099851
Co-Autores
LIGIA ISONI AUAD CIENCIA DA NUTRICAO Aluno PMG
RENATO RODRIGUES DA SILVA GESTAO DE SERV. DE SAUDE/NOT Aluno PMG
CAMILA DE ARAUJO DORNELAS GESTAO DE SERV. DE SAUDE/NOT Aluno PMG
LIDIANE ADRIENE AZEVEDO FERREIRA GESTAO DE SERV. DE SAUDE/NOT Aluno PMG
FLAVIA FREITAS COELHO ENFERMAGEM Aluno PMG
JOAO CARLOS DE OLIVEIRA FILHO ENFERMAGEM Aluno PMG
MERY NATALI SILVA ABREU Escola de Enfermagem Professor SEM BOLSA
MARCIA REGINA PEREIRA MONTEIRO Escola de Enfermagem Professor SEM BOLSA
MARIA FLAVIA GAZZINELLI BETHONY Escola de Enfermagem Professor SEM BOLSA
RITA DE CASSIA MARQUES Escola de Enfermagem Professor SEM BOLSA
MONICA VIEGAS ANDRADE Faculdade de Ciências Econômicas Professor SEM BOLSA
ROBERTO GONZALEZ DUARTE Faculdade de Ciências Econômicas Professor SEM BOLSA
CARLA APARECIDA SPAGNOL Escola de Enfermagem Professor SEM BOLSA
Dados do Trabalho
Título:
PMG-020 ATIVIDADES DO PROGRAMA DE MONITORIA DE GRADUAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM APLICADA (ENA) ? ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UFMG
Área:
Ciências da Saúde
Resumo:
Introdução: O Programa de Monitoria de Graduação no âmbito da UFMG tem a finalidade de dar suporte às atividades acadêmicas curriculares e contribuir para a melhoria da qualidade das disciplinas envolvidas e inserir o aluno em atividades relacionadas à docência, sob orientação do professor. No Departamento de Enfermagem Aplicada, estão envolvidas sete disciplinas e sete monitores dos cursos de Enfermagem, Nutrição e Gestão de Serviços de Saúde. Objetivos: Possibilitar ao aluno a vivência da vida acadêmica do ponto de vista docente, estimular a integração entre alunos e professores em projetos de ensino, contribuir para os processos de ensino e aprendizagem fortalecendo a articulação da teoria com a prática, a integração curricular e a produção do conhecimento.
Metodologia: Os planos de trabalho dos bolsistas foram definidos pelos professores respeitando-se as particularidades de cada disciplina. A metodologia de acompanhamento estabelecida pela coordenação é a elaboração de portfólio pelos alunos, em que são registradas notas teóricas e pessoais com reflexões sobre as atividades da monitoria. São realizados encontros mensais da coordenação com os monitores para acompanhamento das atividades da monitoria. Resultados: Foram realizados dois seminários em que foram discutidos o exercício da docência e o ato de educar e as técnicas de ensino. O que se verifica é a significativa contribuição do aluno nas atividades docentes no que se refere à produção, organização e avaliação de material didático; avanço no desenvolvimento da disciplina, uma vez que inclui a visão e as experiências discentes. Observa-se também uma oportunidade para os monitores vivenciarem o cotidiano da vida acadêmica do ponto de vista docente e aprofundamento em uma área específica do conhecimento, bem como a aproximação dos saberes e fazeres pedagógicos. Conclusão: A monitoria proporciona participação ativa na organização e desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.
Palavras-Chave:
monitoria; graduação; ensino