Autor
Tipo: Nome: Curso:
Professor ERICA RENATA DE SOUZA
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
22474X PEG 95045167
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
ERICA RENATA DE SOUZA Faculdade de Filosofia Ciências Humanas
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
22474X ericasouza@ufmg.br 95045167
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
ANDREI ISNARDIS HORTA Faculdade de Filosofia Ciências Humanas Professor PEG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
AMANDA JARDIM DA SILVA REZENDE ANTROPOLOGIA - NOTURNO Aluno PEG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
EDUARDO COSTA DE MANCILHA ANTROPOLOGIA - NOTURNO Aluno PEG
Dados do Trabalho
Título:
PEG2011-41 Reconstruindo os objetos de pesquisa: uma análise dos percursos indutivos em trabalhos antropológicos e arqueológicos
Área:
Ciências Humanas
Resumo:
O projeto em andamento tem por objetivo a elaboração de um material didático de apoio (escrito e audiovisual), com ênfase em estudos temáticos voltados ao ensino e à pesquisa no curso de graduação em Antropologia da UFMG, que oferece as habilitações Antropologia e Arqueologia. Para isso, propomo-nos à reflexão e análise dos percursos indutivos de autores-pesquisadores estudados nas disciplinas História do Pensamento Antropológico (2º período, Antropologia) e História do Pensamento Arqueológico (2º período, Arqueologia), Fundamentos da Pesquisa Etnográfica (3º período, Antropologia) e Arqueologia Pré-Histórica (3º. período, Arqueologia), cujo produto se configurará no material a ser utilizado por essas disciplinas. Através de estudo e pesquisa, concluímos que a seleção de dois autores específicos, o antropólogo Franz Boas e Arqueólogo Lowis Binford, ambos autores clássicos dos respectivos  campos, possibilitaria uma forma diferenciada de aprendizagem e contato com as teorias arqueológica e antropológica, alcançando, com essa apresentação, um maior diálogo e retroalimentação entre as duas habilitações oferecidas pelo curso. O material será constituído por um caderno com compilações, reflexões e referências sobre as experiências que levaram esses pesquisadores a se consagrarem em suas áreas, seu legado, as diferentes formas de interpretação dos fenômenos humanos, bem como os movimentos teóricos ocorridos com o amadurecimento de suas propostas, além de recursos multimídia, que incluirão uma seleção de vídeos e fotos. Tendo em vista a problematização gerada pelo material acerca do percurso intelectual de autores clássicos das áreas citadas, buscamos alternativas à pedagogia tradicional através da participação criativa dos alunos nas questões suscitadas pelas disciplinas, criando um suporte para auxiliá-los em sua jornada acadêmica, bem como favorecer a integração e o diálogo entre os campos (Antropologia e Arqueologia) e suas respectivas habilitações no curso.
Palavras-Chave:
Teoria antropológica, teoria arqueológica, material didático, curso de Antropologia
Instituições:
Pró-reitoria de graduação - UFMG