|
|
|
|
|
|
|
|
Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
ERICA RENATA DE SOUZA |
|
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
22474X |
PEG |
|
95045167 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
ERICA RENATA DE SOUZA |
Faculdade de Filosofia Ciências Humanas |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
22474X |
ericasouza@ufmg.br |
95045167 |
|
Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ANDREI ISNARDIS HORTA |
Faculdade de Filosofia Ciências Humanas |
Professor |
PEG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
AMANDA JARDIM DA SILVA REZENDE |
ANTROPOLOGIA - NOTURNO |
Aluno |
PEG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
EDUARDO COSTA DE MANCILHA |
ANTROPOLOGIA - NOTURNO |
Aluno |
PEG |
Dados do Trabalho |
Título: |
PEG2011-41 Reconstruindo os objetos de pesquisa: uma análise dos percursos indutivos em trabalhos antropológicos e arqueológicos |
Área: |
Ciências Humanas |
Resumo: |
O projeto em andamento tem por objetivo a elaboração de um material didático de apoio (escrito e audiovisual), com ênfase em estudos temáticos voltados ao ensino e à pesquisa no curso de graduação em Antropologia da UFMG, que oferece as habilitações Antropologia e Arqueologia. Para isso, propomo-nos à reflexão e análise dos percursos indutivos de autores-pesquisadores estudados nas disciplinas História do Pensamento Antropológico (2º período, Antropologia) e História do Pensamento Arqueológico (2º período, Arqueologia), Fundamentos da Pesquisa Etnográfica (3º período, Antropologia) e Arqueologia Pré-Histórica (3º. período, Arqueologia), cujo produto se configurará no material a ser utilizado por essas disciplinas. Através de estudo e pesquisa, concluímos que a seleção de dois autores específicos, o antropólogo Franz Boas e Arqueólogo Lowis Binford, ambos autores clássicos dos respectivos campos, possibilitaria uma forma diferenciada de aprendizagem e contato com as teorias arqueológica e antropológica, alcançando, com essa apresentação, um maior diálogo e retroalimentação entre as duas habilitações oferecidas pelo curso. O material será constituído por um caderno com compilações, reflexões e referências sobre as experiências que levaram esses pesquisadores a se consagrarem em suas áreas, seu legado, as diferentes formas de interpretação dos fenômenos humanos, bem como os movimentos teóricos ocorridos com o amadurecimento de suas propostas, além de recursos multimídia, que incluirão uma seleção de vídeos e fotos. Tendo em vista a problematização gerada pelo material acerca do percurso intelectual de autores clássicos das áreas citadas, buscamos alternativas à pedagogia tradicional através da participação criativa dos alunos nas questões suscitadas pelas disciplinas, criando um suporte para auxiliá-los em sua jornada acadêmica, bem como favorecer a integração e o diálogo entre os campos (Antropologia e Arqueologia) e suas respectivas habilitações no curso. |
Palavras-Chave: |
Teoria antropológica, teoria arqueológica, material didático, curso de Antropologia |
Instituições: |
Pró-reitoria de graduação - UFMG |
|
|