Tipo: Nome: Curso:
Professor ANNA KARINA CASTANHEIRA BARTOLOMEU Escola de Belas Artes
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
153001 PMG 3187520793
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
ANNA KARINA CASTANHEIRA BARTOLOMEU Escola de Belas Artes
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
153001 annakarina.cb@uol.com.br 3187520793
Área:
Lingüística, Letras e Artes
Resumo:
O presente projeto engloba monitorias em disciplinas práticas das áreas: Cinema de Animação, Fotografia e Teatro.
O Cinema de Animação é a arte que permite a construção sintética do movimento de figuras, estimulando no aluno a organização metodológica e expressividade artística para explorar visualmente suas criações. Os monitores auxiliam o professor no atendimento individual aos alunos nas disciplinas e laboratórios da área, além da produção de material didático, possibilitando a prática de conceitos fundamentais da animação, independente do suporte artístico utilizado para se produzir trabalhos de graduação.
A fotografia toma parte importante da produção contemporânea nas artes, como matéria expressiva ou como dispositivo deflagrador de processos de criação artística. É ainda conhecimento base para a exploração, em diferentes campos, dos aparelhos produtores de imagens. Na EBA, oferecemos 270 vagas por semestre para diversos cursos da UFMG. Os monitores apóiam as atividades didáticas realizadas nos quatro laboratórios da área. Participam ainda do projeto Corpo Coletivo, que promove diálogos visuais entre alunos da EBA e universidades na Inglaterra e Índia.
As cinco disciplinas que compõem os Estudos Vocais e Musicais do curso de Teatro da UFMG propõem o desenvolvimento das ações vocais dentro da cena teatral, em uma experimentação direcionada, buscando caminhos para utilização da voz como material expressivo e artístico. O trabalho dos monitores busca o aprimoramento destas disciplinas, favorecendo discussões e trocas entre os bolsistas e os professores envolvidos.
O desempenho dos monitores nas atividades didáticas das disciplinas oferecidas pelas três áreas consolida a formação e a aptidão técnica dos alunos graduandos, como também dos próprios bolsistas. O domínio da metodologia necessária para esse embasamento técnico capacita os alunos à reflexão e experimentação artística, fundamentais para o amadurecimento acadêmico e profissional em suas áreas de
Palavras-Chave:
Cinema de Animação, Fotografia, Teatro, Ensino Superior