|
|
|
|
|
|
|
|
Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
MARA VASCONCELOS |
Faculdade de Odontologia |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
015555 |
PMG |
|
3134092448 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
MARA VASCONCELOS |
Faculdade de Odontologia |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
015555 |
maravas@uol.com.br |
3134092448 |
|
Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
FLAVIO DE FREITAS MATTOS |
Faculdade de Odontologia |
Professor |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
JOAO HENRIQUE LARA DO AMARAL |
Faculdade de Odontologia |
Professor |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ANDREA CLEMENTE PALMIER |
Faculdade de Odontologia |
Professor |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ANA CRISTINA BORGES DE OLIVEIRA |
Faculdade de Odontologia |
Professor |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
MAURO HENRIQUE NOGUEIRA GUIMARAES ABREU |
Faculdade de Odontologia |
Professor |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ANDREA MARIA DUARTE VARGAS |
Faculdade de Odontologia |
Professor |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
VIVIANE ELISANGELA GOMES |
Faculdade de Odontologia |
Professor |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
DEBORAH GRYNBERG |
ODONTOLOGIA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
LEANDRO MARONIZIO DE FARIA |
ODONTOLOGIA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
TALITA POLLYANNA MOREIRA DOS SANTOS |
ODONTOLOGIA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
CLARIANA HOEHNE SEPULVEDA |
ODONTOLOGIA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
EDUARDO EMILIO MAIA MARQUES |
ODONTOLOGIA |
Aluno |
PMG |
Dados do Trabalho |
Título: |
PMG-084 MONITORIA DO DEPTO DE ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVA - Mapas conceituais no processo ensino aprendizagem nas clinicas de atenção primária I e IV do Departamento de Odontologia social e Preventiva |
Área: |
Ciências da Saúde |
Resumo: |
A ferramenta de aprendizagem denominada Mapa Conceitual (MC) é um esquema para mapear e hierarquizar, os conceitos presentes em um tema. Seu objetivo é representar relações significativas entre conceitos na forma de proposições. A estrutura hierárquica baseia-se no grau de generalidade e no grau de inclusão de um conceito. O MC pode ser uma estratégia de acompanhamento da aprendizagem do aluno ao longo do curso, de uma disciplina ou de um conteúdo, pois além de sinalizar os conceitos apreendidos pelos alunos, também integra o conhecimento novo aos conhecimentos prévios ao estabelecer inter-relações. O Departamento de Odontologia Social e Preventiva adotou recentemente a ferramenta mapa conceitual como estratégia de facilitação do processo ensino-aprendizagem nas disciplinas clínica integrada de atenção primária I e IV (CIAP I E CIAP IV), sob sua coordenação. Em ambas as disciplinas, após treinamento no uso de programas de computador, em duplas na CIAP I e em grupos de 8 na CIAP IV, os estudantes elaboraram mapas que descreveram um dos casos clínicos por eles atendidos, Na CIAP I foi dada ênfase à descrição do processo de diagnóstico e tratamento das doenças cárie e periodontal e a avaliação dos MC deu-se em grupos de 8 estudantes, onde, na forma impressa, foram apresentados, discutidos e avaliados por um docente. Na CIAP IV, o MC foi apresentado digitalmente e discutido em seminário de encerramento da disciplina com a participação de todos os estudantes e docentes. Após avaliação, verificou-se boa aceitação da ferramenta junto aos estudantes e cerca de metade deles afirmou que esta os estimulou a desenvolver o raciocínio. |
Palavras-Chave: |
mapa conceitual, ensino-aprendizagem, ferramenta, odontologia |
Instituições: |
Pró-reitoria de Graduação |
|