Autor
Tipo: Nome: Curso:
Professor MARA VASCONCELOS Faculdade de Odontologia
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
015555 PMG 3134092448
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
MARA VASCONCELOS Faculdade de Odontologia
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
015555 maravas@uol.com.br 3134092448
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
FLAVIO DE FREITAS MATTOS Faculdade de Odontologia Professor SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
JOAO HENRIQUE LARA DO AMARAL Faculdade de Odontologia Professor SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
ANDREA CLEMENTE PALMIER Faculdade de Odontologia Professor SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
ANA CRISTINA BORGES DE OLIVEIRA Faculdade de Odontologia Professor SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
MAURO HENRIQUE NOGUEIRA GUIMARAES ABREU Faculdade de Odontologia Professor SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
ANDREA MARIA DUARTE VARGAS Faculdade de Odontologia Professor SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
VIVIANE ELISANGELA GOMES Faculdade de Odontologia Professor SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
DEBORAH GRYNBERG ODONTOLOGIA Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
LEANDRO MARONIZIO DE FARIA ODONTOLOGIA Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
TALITA POLLYANNA MOREIRA DOS SANTOS ODONTOLOGIA Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
CLARIANA HOEHNE SEPULVEDA ODONTOLOGIA Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
EDUARDO EMILIO MAIA MARQUES ODONTOLOGIA Aluno PMG
Dados do Trabalho
Título:
PMG-084 MONITORIA DO DEPTO DE ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVA - Mapas conceituais no processo ensino aprendizagem nas clinicas de atenção primária I e IV do Departamento de Odontologia social e Preventiva
Área:
Ciências da Saúde
Resumo:
A ferramenta de aprendizagem denominada Mapa Conceitual (MC) é um esquema para mapear e hierarquizar, os conceitos presentes em um tema. Seu objetivo é representar relações significativas entre conceitos na forma de proposições. A estrutura hierárquica baseia-se no grau de generalidade e no grau de inclusão de um conceito. O MC pode ser uma estratégia de acompanhamento da aprendizagem do aluno ao longo do curso, de uma disciplina ou de um conteúdo, pois além de sinalizar os conceitos apreendidos pelos alunos, também integra o conhecimento novo aos conhecimentos prévios ao estabelecer inter-relações. O Departamento de Odontologia Social e Preventiva adotou recentemente a ferramenta mapa conceitual como estratégia de facilitação do processo ensino-aprendizagem nas disciplinas clínica integrada de atenção primária I e IV (CIAP I E CIAP IV), sob sua coordenação. Em ambas as disciplinas, após treinamento no uso de programas de computador, em duplas na CIAP I e em grupos de 8 na CIAP IV,  os estudantes elaboraram mapas que descreveram um dos casos clínicos por eles atendidos, Na CIAP I foi dada ênfase à descrição do processo de diagnóstico e tratamento das doenças cárie e periodontal e a avaliação dos MC deu-se em grupos de 8 estudantes, onde, na forma impressa, foram apresentados, discutidos e avaliados por um docente. Na CIAP IV, o MC foi apresentado digitalmente e discutido em seminário de encerramento da disciplina com a participação de todos os estudantes e docentes. Após avaliação, verificou-se boa aceitação da ferramenta junto aos estudantes e cerca de metade deles afirmou que esta os estimulou a desenvolver o raciocínio.
Palavras-Chave:
mapa conceitual, ensino-aprendizagem, ferramenta, odontologia
Instituições:
Pró-reitoria de Graduação