Tipo: Nome: Curso:
Professor GERMANO LEAO DEMOLIN LEITE Instituto de Ciências Agrárias
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
154679 PEG 3821017719
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
GERMANO LEAO DEMOLIN LEITE Instituto de Ciências Agrárias
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
154679 gldleite@ig.com.br 3821017719
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
NAYARA FONSECA DO NASCIMENTO ENGENHARIA FLORESTAL Aluno PEG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
NAYARA NATACHA DE JESUS PEREIRA ENGENHARIA FLORESTAL Aluno PEG
Dados do Trabalho
Título:
PEG2011-64 Entomologia Florestal para Todos: produção de material didático e de consulta para a disciplina Entomologia Florestal
Área:
Ciências Agrárias
Resumo:
O Insetário George W. G de Moraes é o mais antigo biotério de Trichogramma sp. em atividade no Brasil. Os Thichogramma sp. são de extrema na utilização para o controle biológico, sendo também utilizado no manejo florestal.
O ensino da entomologia florestal tem importância fundamental para a formação do Engenheiro Florestal sendo considerada profissionalizante. Com a elaboração de material didático e de consulta (coleção entomológica) tanto para as aulas práticas quanto teóricas servirão de artifício para tornar a metodologia de ensino mais eficaz no ensino da graduação. Os bolsistas do PEG irão incrementar as coleções bem como construírão novas equipamentos de coleta de insetos, desenvolverão apostilas de chaves taxonômicas pictóricas facilitando as aulas, material didático informatizado da disciplina Entomologia Florestal, facilitando a consulta dos alunos, inclusive on-line, criação de slides e material didático contendo fotos de danos, pragas e inimigos naturais que serão estudado na disciplina Entomologia Florestal, as estruturas que serão estudadas durante a identificação, esquemas, resumos e tópicos que facilitem o aprendizado prático e teórico de cada tópico apresentado nesta disciplina; acompanhamento e manutenção da criação de Trichogramma sp.
Esses espaços e os materiais são usados de forma precária devido a uma manutenção deficitária, como por exemplo, das coleções didáticas, além da dificuldade de acesso as informações relativas aos exemplares do acervo. Portanto, são necessários alunos envolvidos especificamente na expansão, manutenção, organização, informatização e curadoria desses.
Palavras-Chave:
Insetos, pragas florestais, inimigos naturais
Instituições: