Tipo: Nome: Curso:
Professor CHRISTIAN DIAS CABACINHA Instituto de Ciências Agrárias
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
221759 PEG (38)21017723
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
CHRISTIAN DIAS CABACINHA Instituto de Ciências Agrárias
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
221759 christian.cabacinha@gmail.com (38)21017723
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
DANIELA VASCONCELOS PINHEIRO ENGENHARIA FLORESTAL Aluno PEG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
QUINNY SOARES ROCHA ENGENHARIA FLORESTAL Aluno PEG
Dados do Trabalho
Título:
PEG2011-74 Materiais didáticos de apoio para as disciplinas de dendrometria e inventário florestal
Área:
Ciências Agrárias
Resumo:
A dendrometria trata dos métodos de medição e de como quantificar as grandezas que definem o volume, a forma e crescimento das árvores e do povoamento. Já o inventário florestal, a partir de variáveis (diâmetro, altura, volume, área basal, etc) visa exatamente informar os recursos florestais existentes em uma área pré-especificada. Percebe-se que o estudante muitas vezes não consegue compreender as técnicas de medição como também suas falhas, por falta de vivência prática e aprofundamento teórico em dendrometria e inventário florestal. Este projeto tem como objetivo produzir um vídeo, uma cartilha e uma apostila para apoio didático às disciplinas de dendrometria e inventário florestal. O vídeo tem como objetivo esclarecer possíveis dúvidas que possam surgir ao longo da disciplina, bem como os procedimentos corretos nos horários de aula prática. A cartilha tratara dos instrumentos e procedimentos e a apostila terá exercícios práticos. De início, foi realizada uma revisão de literatura sobre os assuntos principais das disciplinas, com o intuito de reunir as informações mais importantes de maneira simples para melhor compreensão do aluno e planejamento do vídeo. Foi elaborado um roteiro do vídeo para orientar as tomadas de imagens, organizado o material de campo e feita uma seleção de áreas onde serão as possíveis locações de filmagens, além do esboço da cartilha e a reunião dos possíveis exercícios que estarão presentes na apostila.
Palavras-Chave:
Dendrometria, Inventário Florestal, Material Didático